Novo caminhão autônomo é apresentado em feira pela Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz e a empresa brasileira de tecnologia agrícola Grunner apresentaram na Agrishow um novo protótipo de caminhão autônomo. O Arocs 10×4 é ainda mais avançado em termos de automação e capacidade de carga, podendo transportar até 30 toneladas.
Com essa nova tecnologia, o caminhão pode operar junto às colheitadeiras por até 24 horas, gerando uma economia significativa de combustível, lubrificantes e custos de reparo, além de aumentar a velocidade em 50%. Um operador fica dentro do caminhão apenas por exigência da lei. Cerca de mil unidades desse modelo estarão em operação até o final deste ano.
O Mercedes Arocs 10×4 utiliza uma tecnologia inteligente que aplica calcário com abafador para melhorar a eficiência da distribuição em qualquer condição climática. As bitolas foram alargadas para não danificar as áreas de plantio.

Ainda em fase experimental, as empresas trabalham para melhorar o sistema de automação, passando do nível 2 atual para o nível 3. Segundo informações do Motor1, o objetivo é tornar as máquinas mais inteligentes e avançadas para conversarem com as máquinas agrícolas já existentes que possuem níveis elevados de automação.
Ao adotar essa tecnologia, o agronegócio brasileiro pode aumentar sua competitividade, eficiência e sustentabilidade. No entanto, surgem dúvidas sobre a utilização desses caminhões autônomos no campo, como o controle desses veículos em caso de falhas técnicas e os impactos socioeconômicos na mão de obra agrícola.
Essas questões devem ser abordadas pelos fabricantes e regulamentadas pelas autoridades competentes para garantir a segurança e o desenvolvimento do setor.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!