CAOA em crise? Queda na produção e nas vendas preocupa Hyundai e Chery
A Caoa Montadora, empresa localizada em Anápolis, GO, está passando por dificuldades em seu 16º aniversário. A fábrica inaugurada em 2007, com investimento de R$1,2 bilhão, tem capacidade para montar até 150 mil veículos ao ano, incluindo automóveis, SUVs e caminhões leves das marcas Hyundai e Chery. Mas, a produção consolidada nesse período é muito inferior: no acumulado até dezembro de 2022, foram fabricados apenas 414 mil veículos na planta goiana, com média próxima de 26 mil unidades anuais.
No primeiro quadrimestre de 2023, as vendas dos modelos fabricados em Anápolis caíram drasticamente. Os modelos New Tucson e HR praticamente cessaram suas vendas. Apenas cinco unidades do leve HR foram licenciadas no período mencionado e outras 121 do modelo HD80. O New Tucson também se tornou um produto raro nas lojas desde o ano passado.
As concessionárias ainda não receberam o modelo atualizado New Tucson desde sua apresentação à imprensa em março deste ano. Além disso, a Caoa Chery também vem sofrendo com a queda de vendas dos SUVs Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8. Apenas 5.866 unidades foram licenciadas nos primeiros quadrimestres de 2023, uma queda de 55% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a marca comercializou 12,9 mil veículos.

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Produção abaixo do esperado
A fábrica da Caoa Montadora em Jacareí, SP, encerrou suas atividades em maio de 2022 após dois meses sem produção. O sedã Arrizo 6 passou a ser importado após o fechamento de Jacareí. A Caoa Montadora afirmou que Anápolis aceleraria suas linhas para atingir a meta dos planejados 60 mil veículos fabricados em 2022, mas apenas conseguiu produzir cerca da metade: 33,3 mil unidades.
Procurada por AutoIndústria, a Caoa Montadora argumentou que o recuo das vendas no primeiro quadrimestre se deveu à renovação do portfólio de produtos e à eletrificação da linha de veículos. A empresa negou que o HR será importado e justificou que as vendas dos modelos Hyundai praticamente cessaram nos primeiros quatro meses deste ano porque estava em período de transição para dar início à produção do New Tucson e do HR que passou a contar com a versão quatro rodas (4WD). A empresa também afirmou que o início das vendas do Ioniq acontecerá a partir deste mês. Com relação ao Kona, a previsão é de comercialização no segundo semestre.
Executivos experientes como o presidente Márcio Alfonso e o CEO do grupo Mauro Correia deixaram a empresa nos últimos seis meses. Mesmo com a oferta de modelos híbridos e a elevação dos custos e preços, a participação da Caoa Chery em automóveis caiu para 1,3%, um terço do que detinha antes.
A Caoa Montadora enfrenta desafios no setor comercial em seu 16º aniversário. A produção tem ficado abaixo do esperado e a queda nas vendas dos modelos fabricados em Anápolis têm sido significante. A empresa justifica que a renovação do portfólio de produtos e à eletrificação da linha de veículos são as principais causas para o recuo das vendas.
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Com informações do site especializado Auto Indústria.
