Caoa fecha fábrica em Jacareí até 2025 para produzir carros híbridos e elétricos
No interior de São Paulo, na cidade de Jacareí, a produção da Caoa Chery foi paralisada por conta da demissão de funcionários, para adequação para um novo ciclo de produção. Entenda!
Em um comunicado divulgado recentemente, a marca explica que essa decisão tem o objetivo de remodelar a linha de produção, para que sejam produzidos modelos elétricos, além disso, de acordo com o Sindicato de Metalurgia de São José dos Campos e Região, os funcionários envolvidos com atividade de manufatura foram demitidos.
Com base nessa decisão, a montadora passa a produzir seus veículos na fábrica em Anápolis, Goiânia, onde são fabricados os SUV´s Tiggo 5x, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8. Além disso, a unidade de Anápolis ainda é a responsável pela fabricação de alguns modelos da Hyundai.
Ainda de acordo com as informações divulgadas pela empresa, a paralisação nos processos em Jacareí será intensificada pela produção na unidade localizada na cidade de Anápolis, a qual já está sendo preparada para os novos lançamentos do segundo semestre de 2022. Além disso, a Caoa pretende, ainda, manter sua meta de comercializar 60 mil unidades no mercado nacional ainda no ano de 2022.
A fábrica de Jacareí foi a primeira da Chery fora da China e, em 2017, a Caoa assumiu 50% da unidade, que foi quando a empresa brasileira passou a ter controle das operações de produção e marketing, originando a Caoa Chery. Ademais, de acordo com informações contidas no próprio site da montadora, a planta tem capacidade de produzir até 150 mil carros por ano.
No entanto, ainda no que diz respeito ao fechamento, a Caoa afirma que esse fechamento da fábrica de Jacareí será temporário, afinal, o objetivo é que a unidade passe por mudanças na adequação dos processos produtivos necessários para que outros carros sejam fabricados, como, por exemplo, a instalação de plataformas e equipamentos de última geração.
Por fim, no que diz respeito aos funcionários que foram demitidos, a Caoa Chery afirma estar em negociação com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, para que seja definido um pacote de indenização.
Ademais, a marca ainda afirma que continuará prestando serviço aos clientes que tiveram seus modelos fabricados em Jacareí e estão disponíveis em suas mais de 140 concessionárias localizadas em todas as regiões do país.

Veja mais notícias relacionadas ao mundo dos motores, acesse o Agora Motor, o seu portal de notícias e artigos.
