Inmetro solicita estudo para tornar padrão todas as tomadas de carregador dos carros elétricos

A padronização das tomadas para carregador dos carros elétricos no Brasil, deve ganhar força no próximo mês. O presidente da ABVE, Adalberto Maluf, confirmou que foi criado um grupo de trabalho para explorar essa opção.

O objetivo é fazer com que fabricantes produzam o mesmo tipo de entrada para conectar automóveis às 1,5 mil bases de recarga no território nacional.

Maluf, que também é diretor de marketing da fabricante chinesa BYD, disse ao jornal Valor Econômico que está apostando no desenvolvimento de carros elétricos no Brasil a partir de pesquisas sobre baterias. O executivo cita que as fontes de lítio em Minas Gerais, Amazonas e Ceará representam mais de 70% do mercado de lítio contra a capacidade de produção mundial.

Carregador dos carros elétricos

carregador dos carros elétricos
Foto: Reprodução

A infraestrutura de carros elétricos e as estações de recarga estão se tornando mais comuns em todo o mundo, mas o Brasil é um dos piores em termos de disponibilidade. No entanto, o facto de 80% das recargas serem feitas em casa ou nas instalações da empresa constitui uma vantagem para as empresas nacionais que investiram tempo e dinheiro na criação desta tecnologia. A BYD vai oferecer de graça o carregador rápido — chamado de Wallbox — para quem comprar o recém-lançado Tan EV (Eletric Vehicles) no Brasil.

Esperamos que as pessoas comecem a usar carros com mais frequência, já que os custos de combustível estão se tornando cada vez mais caros. As estações de carregamento de carros elétricos provavelmente serão uma maneira de cuidar das necessidades de reabastecimento à medida que se acostumam a essas pequenas mudanças de comportamento.

A Volvo é uma das principais partes interessadas na criação de estações de carregamento para os Ubers A Volvo comprometeu-se a instalar 13 corredores elétricos em toda a Suécia, abrangendo 3.250 km de estradas. Eles são capazes de carregar carros em 40 minutos.

Veículos híbridos e elétricos em alta

Em 2021, o mercado de veículos híbridos e eletrificados estava no auge em termos de estatísticas de vendas, com 34,9 mil carros vendidos. Isso superou o nível de 2020 para a ABVE, representando um aumento significativo.

Como o Brasil ainda não está em plena transição para os carros elétricos, a alíquota na importação de modelos ecologicamente corretos é de 0%. Eles também estão isentos das taxas alfandegárias do país para veículos elétricos e híbridos.

Quer ter acesso a mais notícias iguais a esta? Então acesse o Agora Motor, o seu portal de notícias e artigos do mundo dos motores.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Ford oferece descontos de até R$ 80 mil na Ranger; veja como aproveitar

A Ford Ranger continua entre as picapes médias mais vendidas no Brasil. Desde sua chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Saveiro fica até R$ 25 mil mais barata para empresas

A Volkswagen atualizou os preços da Saveiro em outubro, mas manteve condições especiais para empresas…

Gabriel Schmoller
Notícias O verdadeiro custo de ter um Volkswagen Nivus em 2025 vai te surpreender

O Volkswagen Nivus continua entre os SUVs mais desejados do país, unindo estilo esportivo e…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota surpreende e anuncia bateria que promete até 1.200 km de autonomia

A Toyota está prestes a dar um salto histórico na eletrificação automotiva. A marca japonesa…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Strada Freedom 2026: preço, consumo e ficha técnica completa

A Strada 2026 mantém o motor 1.3 Firefly, bom consumo e equipamentos completos na versão…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário