Conectores de carregadores de veículos elétricos! Você sabe quais são?
Não podemos negar que o mundo dos veículos movido à eletricidade chegou para ficar. Os modelos que recebem motorização elétrica ou Hibrida está ficando maior à cada dia. Novos modelos são lançados por todas as montadoras, tendo em vista a maior procura. Porém, você conhece quais são os conectores de carregadores de veículos elétricos?
Acompanhe e veja uma pequena lista dos modelos mais conhecidos e usados pelas montadoras para veículos disponíveis aqui no Brasil. Veja a lista:
Guia do Conteúdo
Tipo 1

Este é um conector chamado “Tipo 1”, também conhecido como SAE J1772. O dispositivo possui pinos de fase, neutro e terra, além de mais dois para conectar ao veículo e travar para não ocorrerem desconexões. É o mais comum nos Estados Unidos e o que oferece a menor potência, no máximo 19,2 kWh. Use monofásico, 120V ou 240V e corrente alternada (AC).
Tipo 2

Este é o mais comum é chamado “Tipo 2” sendo chamado IEC 62196. Ele difere do Tipo 1 sendo usado para atender sistemas monofásicos e trifásicos e também é usado (principalmente na Europa) para plugues em carregadores híbridos. Com uma corrente de 63A e uma potência máxima de 43 kWh, é muito mais rápido que o primeiro.
Combined Charging System (CCS1 e CCS 2)

Há também um terceiro carregador, chamado CCS 1, sendo uma evolução do Tipo 1 – é o Tipo 1 usual, mas com dois espaços CC extras na parte inferior da ponta (potência aumentada para 125 kW). Aqui, é a “dica” oficial para o Chevrolet Bolt.
Há também o CCS Tipo 2 (CCS2), uma evolução do Tipo 2, que também ganhou duas entradas CC. Ele pode lidar com tensões de até 850V e é padrão em híbridos elétricos e plug-in europeus.
GB/T

Muito semelhante em aparência ao Tipo 2, mas tecnicamente diferente, pois a ponta GB/T foi criada para atender aos padrões chineses específicos para carregamento CA. Eles operam com até 22 kW (400V e 32A) de uma rede trifásica e consistem em cinco pinos. Obviamente, existem obviamente modelos de carregadores de marcas como JAC, BYD e Cao Ya Chery. Mas vale ressaltar que os veículos elétricos que essas empresas vendem no Brasil são equipados com adaptadores.
CHAdeMO

Grandes fabricantes japoneses (Toyota, Honda, Nissan, Mitsubishi, etc.) tiveram a ideia de fazer carregadores universais para veículos elétricos. Foi assim que nasceu o prompt “CHAdeMO”, por exemplo, no Leaf em vários países. A ideia não funcionou muito bem, mas o conector ainda existe hoje. Tem 60 kW e 500V.
Acesse o Agora Motor e veja todas as novidades do mundo dos motores.
