Carro clonado: Saiba como identificar esses casos e se livrar de problemas
O carro clonado causa frustração por causa de sua duplicação em um veículo irregular. A duplicata provavelmente é roubada e usa a mesma identificação. E não faltam bandidos e gangues, com técnicas cada vez mais criativas que mascaram suas identidades por trás de uma identidade digital.
Desde que tipo de carro você está comprando de um possível ladrão, até o que a concessionária pode fazer se seu veículo for roubado.
Guia do Conteúdo
O que é carro clonado?
O crime de carro clonado com os dados, informações e identificação de um veículo existente. A prática mais comum das gangues é trocar as placas pelas clonadas. Se você deseja vender seu carro, há várias coisas que você pode fazer.

Placa Mercosul
O novo padrão de identificação dificultou a clonagem de carros e possui recursos como marcas d’água, códigos QR que ajudam a facilitar a rastreabilidade, o que ajuda contra a clonagem de carros por meio do monitoramento dos movimentos dos funcionários. Mas, como dito, a criatividade da bandidagem é infinita.
Como evitar comprar um carro clonado?
O primeiro passo é verificar as várias informações listadas no carimbo do carro ou na placa do veículo. Ao mesmo tempo, verifique as origens e reputação da loja e do proprietário.
Bandidos costumam clonar veículos do mesmo tipo. Por isso, ao ver o carro ao vivo, fique atento a sinais de pintura recente, adulteração da gravação do chassi e baixa numeração dos vidros. Encomende um decalque do chassi para evitar roubo.
Verifique se o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) são originais.
O que fazer?
Mantenha os documentos do carro, recibos de compra e fotos do carro em ordem, juntamente com informações sobre onde você comprou seu carro. Observe que você ainda precisará fornecer explicações à polícia até que eles possam provar que você foi uma vítima.
Como sei se meu carro foi clonado?
Se você começar a notar multas estranhas para lugares e estradas que raramente ou nunca usa, isso pode significar que você possui um carro clonado.
O que fazer se meu carro foi clonado?
A primeira coisa a fazer é denunciar o incidente à polícia. Depois, você terá que avisar o órgão estadual, o Detran, e eles te ajudarão com a sua reclamação. Se a adulteração for confirmada, você terá que trocar o chassi e fornecer nova documentação.
Acompanhe e fique por dentro das novidades no mundo dos motores. Acesse o Agora Motor e saiba mais.
