Carro elétrico é um bom negócio no longo prazo? Qual é a vida útil?
Um estudo recente divulgado pela CNBC aponta que os compradores de automóveis elétricos podem economizar entre US$ 6.000 e US$ 10.000 durante a vida útil do veículo. Isso ocorre devido à menor necessidade de manutenção e reparos dos motores elétricos, além do fato de que recarregar um carro elétrico é mais barato do que abastecer um carro a gasolina ao longo da vida útil. Especialistas afirmam que, embora o preço inicial dos veículos elétricos seja maior do que os carros a gasolina, no longo prazo, pode-se economizar muito mais em comparação com os compradores de carros a gasolina.
De acordo com Debapriya Chakraborty, um pesquisador do Centro de Pesquisa de Veículos Elétricos da UC Davis, os veículos elétricos a bateria tendem a sair na frente dos veículos com motor de combustão interna ao longo da vida útil. No entanto, alguns fatores podem afetar os compradores individuais de veículos elétricos, como os custos regionais de gasolina e eletricidade, o quão comum é o carregamento público em uma determinada área, a acessibilidade do carregamento doméstico e a autonomia do EV.
Segundo uma pesquisa conjunta realizada pela Universidade de Chicago e Associated Press, 41% dos entrevistados nos EUA disseram que são pelo menos um pouco propensos a comprar um EV, enquanto 60% citaram o alto preço do adesivo como uma das principais razões pelas quais não necessariamente comprariam um.

Maxwell Woody, assistente de pesquisa do Centro de Sistemas Sustentáveis da Universidade de Michigan, destaca que os incentivos de carregamento e compra em casa podem desempenhar papéis importantes na acessibilidade de longo prazo dos veículos elétricos. Ele afirma que os EVs são geralmente um negócio melhor se você incluir todos os incentivos financeiros que pode obter e principalmente recarregar em casa.
Os preços dos veículos elétricos também têm melhorado desde 2020, em grande parte devido à diminuição dos custos das baterias e da cadeia de suprimentos, bem como à maior concorrência no mercado. A Tesla também levou várias montadoras a reduzir os preços de seus veículos elétricos este ano, e a empresa está trabalhando em uma plataforma de próxima geração de maior volume. A nova arquitetura deve ser produzida em sua próxima Gigafactory México.
Em resumo, apesar do preço inicial mais alto dos veículos elétricos, estudos mostram que eles podem economizar dinheiro a longo prazo em comparação com os carros a gasolina. Com as baterias cada vez mais acessíveis e a concorrência no mercado crescendo, o custo dos veículos elétricos deve continuar a diminuir.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
