Carro gasta mais no inverno? Descubra se o frio influencia no consumo de combustível!
Com o inverno chegando, acaba trazendo algumas dúvidas para alguns motoristas, se o motor trabalha a combustão, opera em alta temperatura, então será que o frio atrapalha ou ajuda o seu funcionamento, especialmente no seu consumo de combustível. Mas será que o consumo de combustível no inverno é maior?
Guia do Conteúdo
O carro gasta mais no inverno?
Se você achava que o frio influenciava no consumo de combustível do seu carro, saiba que isso é verdade! Mas afinal, quais os fatores que irão influenciar no consumo do seu carro? Veja a seguir:
Densidade do ar
Em dias frios, o aumento do consumo de combustível se deve ao ar mais denso, que exige mais injeção de combustível para ocorrer a combustão e o motor funcionar. Os carros abastecidos com álcool são ainda mais afetados pelo frio, pois precisam de uma temperatura mínima de 25 °C para ocorrer a combustão.

Viscosidade do combustível
Em temperaturas mais baixas, a viscosidade do combustível e do óleo pode aumentar, o que pode dificultar o fluxo adequado de combustível pelos injetores ou carburadores. Isso pode levar a uma pulverização de combustível menos eficiente e, consequentemente, um aumento no consumo de combustível.
Tempo de aquecimento do motor
Em temperaturas mais frias, o motor pode levar mais tempo para atingir sua temperatura ideal de funcionamento. Durante esse período de aquecimento, o motor pode operar em um modo de enriquecimento de combustível, no qual uma quantidade adicional de combustível é injetada para garantir a combustão adequada. Isso pode levar a um aumento temporário no consumo de combustível até que o motor atinja sua temperatura ideal.
Os carros movidos a álcool são os que mais sofrem em dias de frio, portanto se você tiver um carro flex, em dias de frio, tente abastecer com gasolina.
Condições de dirigibilidade
Em temperaturas mais baixas, as condições de dirigibilidade podem ser diferentes, como pneus frios, tração reduzida devido a superfícies escorregadias, maior uso de acessórios elétricos para desembaçar o para-brisa, entre outros. Esses fatores podem afetar o consumo de combustível de maneira indireta.
A aerodinâmica do carro também é um pouco comprometida, pois aumenta a densidade do ar, reduzindo o embalo do carro e aumentando a necessidade de acelerar.
Os pneus sofrem também
No inverno, os pneus acabam sofrendo também, pois com o frio a sua pressão acaba caindo, em uma taxa de 1% a cada 6 °C. Com uma pressão menor, você tem uma maior resistência de rolamento, reduzindo o embalo do carro e aumentando a necessidade pisar no acelerador.
Tirando o frio, o que mais aumenta o consumo de combustível?
Os grandes fatores que influenciam no consumo energético do carro, podem ser a maciez do motor, a necessidade de trocas de marchas constastes e arranque, por isso na cidade o consumo tende a ser maior, a velocidade média que você anda, pressão dos pneus, ar-condicionado, qualidade do combustível, dentre outros fatores.
Como se prevenir?
Na verdade, não tem muito o que fazer, você deve continuar os bons hábitos de direção para tentar reduzir a consumo do carro. Querendo ou não o frio irá influenciar, deixe seu motor aquecer, igual o corpo humano, abasteça com combustível de qualidade. Não faz muito sentido você passar frio dentro do carro ou não enxergar direito, por não querer ligar o ar-condicionado, mas vai muito da visão e necessidade de cada um.
E você já notou muitas oscilações no consumo de combustível do seu carro, nos dias de inverno? Compartilhe o que você notou e quais dicas você daria para os outros motoristas, que podem ser de grande utilidade.
Para quem gosta de acompanhar as novidades e lançamentos do mercado automobilístico, não deixe conhecer o site Agora Motor, onde estamos trazendo diversas novidades e conteúdos todos os dias.