Adquirir em carros clássico são uma alternativa viável aos fundos de investimento convencionais

O mercado de carros clássicos tem se tornado uma opção rentável para investidores que buscam diversificar seus investimentos e obter retornos elevados com ativos tangíveis.

De acordo com o relatório de riqueza da Knight Frank de 2023, os carros clássicos aumentaram seu valor em 185% na última década, superando outros ativos como vinho, relógios e arte, ficando atrás apenas de uísques raros.

Em 2018, um modelo Ferrari foi vendido por US$ 48 milhões, tornando-se o carro mais caro já vendido na época. No ano passado, um Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé de 1955 foi vendido por € 135 milhões ($ 149 milhões), quebrando o recorde anterior.

Investimento em carros clássico são uma alternativa viável aos fundos de investimento convencionais

Os carros clássicos deixaram de ser uma atividade limitada a colecionadores e se tornaram uma opção interessante para investimentos. A empresa italiana de gestão de ativos, Azimut, está lançando o primeiro fundo perene do mundo para investir em veículos antigos. O fundo só apostará em carros avaliados em mais de 1 milhão de euros cada e terá Alberto Schon, chefe da concessionária Rossocorsa da Ferrari e Maserati como consultor.

Enquanto isso, a empresa suíça Hetica Capital lançou um fundo fechado de 50 milhões de euros em 2021 para investir em carros clássicos, com objetivo de retornos entre 9% a 15% depois de sete anos. O fundo já adquiriu uma dúzia de carros e espera ter entre 30 a 35 veículos até o quinto ano, deixando os dois últimos anos para vender os carros e pagar aos investidores, conforme apurado pelo site Autoblog.

Embora o mercado de carros clássicos possa ser lucrativo para empresas que oferecem reparos e certificação de autenticidade para participação em shows e competições, esses investimentos requerem grandes quantias em dinheiro e custos anuais para manter os carros em funcionamento. Esses custos podem representar entre 5% e 6% do valor do portfólio, incluindo taxas de armazenamento e seguro.

Apesar dos riscos financeiros envolvidos em investir no mercado de carros clássicos, há um crescente número de compradores emergentes nos últimos anos no Oriente Médio, Índia e China. Cristiano Bolzoni, chefe da unidade de carros antigos da Maserati Classiche, acredita que a eletrificação favorecerá esses veículos com o tempo, tornando-se objetos cultuados.

Em resumo, o mercado global de carros colecionáveis movimenta cerca de US$80 bilhões por ano em transações privadas e leilões. Embora seja um setor arriscado para investidores que buscam retornos elevados fora das opções convencionais do mercado financeiro, é uma alternativa cada vez mais procurada por aqueles que desejam diversificar seus portfólios com ativos tangíveis.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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