Carros clássicos à combustão poluindo menos que elétricos? Veja o que o estudo revelou!

A Footman James, fornecedora de seguros para veículos clássicos e especiais, realizou um estudo para verificar o quanto os carros antigos de colecionador são prejudiciais ao meio ambiente em comparação com os veículos modernos e elétricos.

Os resultados foram surpreendentes. Afinal, os proprietários de carros clássicos dirigem ocasionalmente, e agora mais modelos com motores de combustão são usados ​​quase todos os dias, além de emitirem mais carbono no processo de produção.

Carros clássicos poluindo menos

Os veículos atuais são frequentemente usados ​​diariamente e, portanto, rodam mais ao longo do ano. Além disso, o próprio processo de produção do carro libera gases poluentes. Assim, mesmo antes de sair da loja, um carro zero quilômetro com motor de combustão interna emite em média 6,8 toneladas de CO2.

O estudo também observou que o processo de fabricação de veículos elétricos é mais poluente do que motores de combustão comparáveis. Como resultado, um veículo com mecânica “verde” emite 26 toneladas de CO2 logo após tomar forma na linha de produção.

Um carro clássico leva pelo menos 46 anos para atingir o mesmo nível de emissões de CO2 que um carro elétrico em seu primeiro ano de uso. A pesquisa também observou que dois terços dos proprietários de carros clássicos estão preocupados com as mudanças climáticas.

“É fácil supor que os carros clássicos são mais prejudiciais simplesmente porque têm motores mais antigos e menos eficientes, mas os dados deste relatório refuta essa teoria”, disse o diretor-gerente da Footman James, David Bond.

“Trata-se realmente de como esses veículos são mantidos e usados; é claro que, embora os EVs novos e modernos possam parecer melhores na vida cotidiana, a questão é o impacto de sua produção”.

Teste da Volvo

Para isso, a marca utilizou como parâmetros três modelos: um C40 (composto desde o início como um modelo 100% elétrico), um XC40 T5 a gasolina (alimentado com combustível do tipo E5, ou seja, com 5% de etanol na composição) e o XC40 Recharge, que é uma versão 100% elétrica do SUV.

O estudo levou em consideração a extração e fabricação de matérias-primas, produção de veículos, logística de distribuição, ciclo de vida de 200 mil km e descarte final de resíduos e resíduos. O resultado de tudo isso, para desespero dos deterministas… depende!

Na verdade, um carro elétrico produz muito mais poluição durante a fase de produção, mas pode compensar essa diferença ao longo de toda a sua vida útil, desde que use muita eletricidade de uma fonte limpa para carregá-lo.

carros clássicos poluem menos
Foto: reprodução.

Acesse o Agora Motor e conheça todos os detalhes dos maiores lançamentos e atualizações do mundo dos motores.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Notícias Sonic 2026 surpreende em nova imagem e pode virar o SUV mais disputado do ano

A divulgação da primeira imagem oficial do Sonic 2026 mudou completamente o ritmo das especulações…

Gabriel Schmoller
Notícias Aumento inesperado no Jaecoo 7 muda tudo no segmento híbrido

O Jaecoo 7 encerra o ano com um reajuste expressivo em suas duas versões, movimento…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário