Carros Elétricos estão caros e distantes? Sim, mas este cenário pode mudar em breve!
O comércio de carros elétricos está crescendo no Brasil e no mundo. Porém, alguns problemas para viabilizar o comércio destes modelos é o que dificulta a disseminação de mais modelos e maior aceitação por parte dos usuários, entretanto, este cenário pode mudar em breve.
Problemas como estrutura para recarga de baterias, locais especializados na manutenção e altos preços dos modelos usados.
De acordo com a Automotive News Europe, a receita combinada das montadoras europeias, norte-americanas e asiáticas ultrapassou a marca de 115 bilhões de euros (aproximadamente 600 bilhões de reais) em 2021. Esses números representam um aumento de 315% em relação ao ano anterior.
Com a expansão, muitas montadoras começam a investir fortemente em carros elétricos, que, além de mais sustentáveis, caminham para preços mais baixos nos próximos anos.
No entanto, apesar dos benefícios óbvios, o preço dos VEs disponíveis no mercado no Brasil ainda é muito superior ao preço dos carros populares. Posto isto, a pergunta que não quer calar é: Afinal, quando poderei comprar o meu próprio carro elétrico?
Segundo especialistas, esse momento está mais próximo do que se imagina. “A expectativa é que, entre 2023 e 2025, os custos de produção de um carro elétrico se tornem menores que os de um carro movido à combustão”, assegura Márcio Alexandre, diretor da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e chefe de Eletrificação na Nissan.
O executivo observou que o preço de venda desses carros está intimamente ligado ao custo da montadora, e que o valor da maioria dos insumos utilizados para fabricá-los, principalmente as baterias, está diminuindo gradativamente.
“O principal custo de produção desses carros elétricos está nas baterias, que representam de 35% a 65% do valor total de automóvel”, diz.
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Carros Elétricos e suas políticas
Outro ponto levantado pelos especialistas é que o Brasil ainda não produz veículos 100% elétricos, e os impostos sobre esses produtos podem acabar elevando significativamente seus preços finais de comercialização. Conforme Márcio, o país inicialmente pedia uma política nacional de eletrificação.

“Não é somente a redução do custo da bateria que vai fazer com que esses veículos sejam mais acessíveis. Existem outras variáveis, como a demanda por uma política nacional que realmente foque na eletrificação brasileira. Há também a revisão de impostos e outros fatores que colaborem para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva”.
Alguns projetos visam diminuir ao máximo o valor dos carros elétricos, para que todos os usuários possam ter acesso aos modelos zero emissão.
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