Carros elétricos causam 50% a mais de acidentes pelos seus motoristas: veja conclusão de estudo
Segundos estudos feitos pela AXA, pessoas que são donos de carros elétricos tem uma probabilidade maior de causar acidentes do que pessoas que conduzem carros a combustão. Entenda a seguir nesta notícias!
Nessa semana foi divulgado uma pesquisa, em que foi apontado um comparativo entre os carros elétricos e a combustão, segundo o estudo, pessoas que conduzem carros elétricos causam 50% a mais de acidentes do que pessoas que conduzem modelos movido à combustão.
Os acidentes nem sempre são por falta de atenção, a maioria deles ocorre devido ao peso elevado do modelo e o torque instantâneo, que é um elemento característico dos carros elétricos presente no mercado. Segundo Michael Pfäffli, líder de pesquisa a prevenção de acidentes da AXA, “Nossa análises mostram que a maior parte dos incidentes não ocorrem em momentos de frenagem, mas no período de arrancada”.
A aceleração brusca do modelo faz com que o carro passe por um processo de “overtapping”, que seria o ato de fazer com que o veículo seja jogado para frente com extrema força, levando em consideração a potência extrema que os elétricos vem ganhando no mercado.

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Os estudos também comprovaram que as chances de colisão ao estacionar aumentam em 56% devido a forte tração de torque dos modelos elétricos, e cerca de 46% quanto aos acidentes sozinhos sem envolvimento de terceiros como pedestres e outros veículos.
Outra preocupação existente, é sobre a proteção do agregado de baterias, que é considerada irrisória, no caso em questão, foi feita várias sugestões sobre envolver as baterias com materiais mais resistentes e robustos. As baterias ainda influenciam muito nos pontos de acidentes registrados pela AXA, pois elas são pesadas, aumentando assim expressivamente o peso total do veículo, podendo causar assim mais acidentes, já que um carro de 2.000 kgm causa 10% a mais de destruição em um acidente.
Por outros lados, os estudos mostraram que os veículos eletrificados não ficam alienados a chances de incêndios, deste modo não há uma problematização na hora da ação das equipes de emergência. Os carros possuem um sistema que desconecta automaticamente os componentes de alta tenção, de um moto quase que imediato.
Para conclusão de todo os estudos feitos pela AXA, cita-se que a questão sobre os elétricos serem mais perigosos é irrelevante, pois tudo depende do modo que o condutor realiza as manobras, devendo ter mais cuidado na hora de pilotar, ou em necessidade extrema, passar por cursos específicos para aprender a controlar melhor o torque e a força dos modelos eletrificados. A AXA ouviu de 98% dos entrevistados, que mesmo depois dos acontecimentos, eles não pretendem voltar para os modelos à combustão existentes no mercado.
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