Carros elétricos da Volkswagen tem queda de 50% nos pedidos!

O Grupo Volkswagen, um dos principais fabricantes de automóveis do mundo, está enfrentando uma demanda e vendas abaixo do esperado para seus carros elétricos.

No relatório financeiro dos primeiros nove meses de 2023, a empresa revelou que seu banco de pedidos na Europa Ocidental inclui 1,4 milhão de veículos, sendo apenas cerca de 150.000 totalmente elétricos. Esses números são preocupantes, pois representam uma queda considerável de 50% em relação ao ano anterior.

Arno Antlitz, CFO e COO do Grupo Volkswagen, observou que os pedidos aumentaram lentamente no terceiro trimestre em comparação com o primeiro semestre do ano. Apesar disso, ainda não se sabe se esse crescimento será suficiente para impulsionar o negócio de carros elétricos da empresa.

Carros elétricos da Volkswagen tem queda nas buscas.
Carros elétricos da Volkswagen tem queda nas buscas.

Embora as vendas de veículos elétricos a bateria (BEVs) do Grupo Volkswagen nos primeiros nove meses deste ano tenham alcançado um total de 531.500 unidades (um aumento de 45% em relação ao ano anterior), isso representa apenas cerca de 7,9% do volume total. A Europa é responsável por 64% de todas as vendas de BEVs do grupo, o que significa que qualquer problema nessa região terá um impacto significativo nos resultados gerais.

Para atingir suas metas, o Grupo Volkswagen estabeleceu a meta de alcançar uma participação de mercado de 8 a 10% com seus BEVs até 2023. No terceiro trimestre deste ano, a empresa alcançou 9,0%, o que indica um progresso gradual em direção à meta.

Na Europa Ocidental, a meta não parece difícil de alcançar, já que os números revelados recentemente mostram que mais de um em cada dez pedidos de veículos novos é totalmente elétrico. Nos Estados Unidos, o Volkswagen ID.4 representa quase 12% do volume total da marca nos primeiros nove meses deste ano.

No entanto, na China, a Volkswagen está perdendo participação de mercado. Arno Antlitz espera que essa tendência continue nos próximos um ou dois anos, até que os novos modelos desenvolvidos em parceria com a XPeng cheguem ao mercado.

Esses são tempos desafiadores para o Grupo VW no mercado de carros elétricos, mas a empresa está determinada a enfrentar esses obstáculos e alcançar suas metas ambiciosas. Resta saber se as estratégias adotadas serão suficientes para impulsionar as vendas e recuperar sua posição no mercado global de veículos elétricos.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias VW Tera 2026 tem ficha técnica completa revelada: motor, consumo e versões

A Volkswagen apresentou todos os detalhes técnicos do seu novo SUV compacto: o VW Tera…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat lança descontos de até R$ 26 mil para PCD: veja quais modelos estão mais baratos

A Fiat iniciou uma nova fase de sua campanha para o público PCD (Pessoas com…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Taos 2026 promete surpreender com visual renovado e mais tecnologia

O Volkswagen Taos 2026 foi finalmente revelado e chega “em breve” ao mercado brasileiro com…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross pode ser o híbrido mais acessível do Brasil

O mercado automotivo brasileiro está prestes a ganhar um novo protagonista entre os SUVs compactos…

Gabriel Schmoller
Notícias O Toyota Yaris Cross vai mudar tudo: Descubra se vale esperar pelo SUV híbrido

A Toyota está prestes a dar um passo importante no mercado brasileiro com o lançamento…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário