Carros elétricos e híbridos: frota de locadoras cresce 88% em 2022
As vendas de carros elétricos e híbridos para locadoras tiveram um aumento de 88% em 2022, de acordo com um levantamento realizado pela Abla, entidade que representa o setor. O estudo mostrou que a região Sudeste do país possui a maior frota desses veículos em locadoras, com 3.900 unidades emplacadas. Os estados de Minas Gerais e São Paulo lideram as vendas desses veículos, com 2.1 mil e 1.3 mil unidades, respectivamente.
No ano passado, foram comprados pelas locadoras 3.300 veículos elétricos e híbridos, representando um crescimento de 88,9% em comparação ao ano anterior. Esses números correspondem a 6,6% do total de modelos eletrificados vendidos no país no período. Desde 2018, as locadoras compraram mais de 5.600 veículos eletrificados, saltando de apenas 43 unidades para as 3.300 do ano passado.

Guia do Conteúdo
Regiões com maior número de veículos elétricos e híbridos
A região Sul é a segunda com maior número de veículos elétricos e híbridos emplacados por locadoras, com 1.500 unidades, sendo a grande maioria no Paraná, que responde por 97% das vendas desse tipo de veículo para as locadoras na região. O Nordeste apresenta um número mais modesto, com apenas 92 veículos eletrificados na frota de locadoras, seguido pelo Centro-Oeste, com 72 veículos. Já a região Norte chegou a apenas 29 unidades de carros eletrificados de locadoras.
Conselheiro gestor da Abla, Paulo Miguel Junior, afirma que há um desejo crescente por sustentabilidade, especialmente entre os mais jovens, o que se aplica também à mobilidade urbana. Com isso, a expectativa é que as vendas de modelos elétricos e híbridos continuem crescendo nos próximos anos no Brasil. As locadoras têm sido importantes agentes na transição energética brasileira ao adquirirem cada vez mais veículos elétricos e híbridos para suas frotas.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
