Carro elétrico funciona embaixo d’água? Sim, mas saiba por que não é recomendado

Essa é com certeza uma das maiores dúvidas do segmento elétrico automobilístico! E nós vamos trazer aqui para vocês respostas, que irão deixar vocês impressionados. Confira mais a seguir na notícia do Agora Motor!

A montadora sueca Volvo é a percursora de todas as respostas que precisamos! Pois a fabricante realizou testes com o XC40 Recharge na China em 2021, colocando os veículos em diversas situações com o elemento água, seja em quedas torrenciais de água, ou em imersão. E a resposta é sim! O veículo pode e consegue funcionar totalmente submerso.

Porém isso não significa que agora você pode encarar todo tipo de enchente ou cheias, com um modelo 100% eletrificado. O fato de o carro conseguir andar submerso, ocorre pelo fato de as baterias estarem envoltas em material de alta vedação, e como o veículo não demanda o mesmo volume de ar para o arrefecimento, ele continua o seu caminho sem nenhum problema.

Volvo XC40 2023 branco, parado. elétrico
Volvo XC40 2023 possui um design sofisticado e elegante. Foto: Reprodução

Entretanto os carros elétricos não devem ser utilizados para atravessar as enchentes, primeiramente pelo fato de eletricidade e água, não combinarem, conforme explicado pelo engenheiro Ricardo Takahira , da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE Brasil “Temos muita tecnologia hoje, mas é sempre bom lembrar que água e eletricidade não se misturam”.

O carro também não deve ser sujeito a tal situação, pelo fato de estragar outras partes do modelo, além de também estar colocando a vida em risco. Os modelos elétricos são capazes de andar nas enchentes sem sofrer do calço hidráulico, porém o fato do uso do veículo nestes locais, pode acabar com as peças IP6 que não possuem componentes elétricos, podendo assim se desgastar ou estragar no processo.

Uma das maiores diferenças existentes entre o modelo a combustão para o elétrico, é que o modelo a combustão sofra imediatamente de calço hidráulico, através do choque térmico que é maior, já o elétrico segue a viagem sem este fator, porém o engenheiro afirma o seguinte “Por mais seguro que o veículo seja, o ideal é não arriscar”.

Confira o vídeo da Volvo colocando o modelo em um tanque de água! O carro é controlado por um controle remoto.

Acesse o nosso portal Agora Motor! E veja várias outras notícias, artigos, lançamentos, novidades, esportes automobilísticos e muito mais! Tudo isso em um só lugar.

5/5 - (2 votos)

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Fiat Cronos Precision 2026 surpreende: cinco motivos que podem te convencer a comprar

O Fiat Cronos Precision 2026 chega reafirmando o compromisso da marca italiana em oferecer um…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Dolphin 2026 surpreende com item inédito e visual repaginado

O Dolphin 2026 chega com mudanças importantes que mostram a evolução da BYD no segmento…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Honda PCX 2026 chega com novidades, preço atualizado e ficha técnica completa

A nova Honda PCX 2026 chega ao mercado brasileiro mantendo o posto de scooter mais…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Corolla 2026 apresentado cheio de novidades e com versão de até 400 cv

O Toyota Corolla está prestes a entrar em uma nova fase tecnológica e de desempenho….

Gabriel Schmoller
Notícias 5 marcas de carros que o Brasil sente falta e deveriam voltar logo

O Brasil é um dos maiores mercados automotivos do mundo e, mesmo com a chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário