Carros elétricos gastam mais pneus? Entenda!

Os carros elétricos são uma opção cada vez mais popular para quem busca uma forma de transporte mais sustentável. No entanto, é importante lembrar que esses veículos podem ter um impacto maior na vida útil dos pneus.

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Pneu de carro elétrico sendo inspecionado – Fonte/Reprodução: original.

Isso ocorre porque os carros elétricos tendem a ser mais pesados do que os veículos movidos a combustão, o que pode acelerar o desgaste dos pneus.

É fundamental destacar que empresas, como a Michelin, possuem variedades de pneus criados especialmente para carros elétricos, com o intuito de solucionar ou reduzir essa questão.

Atualmente, as empresas de automóveis oferecem dois tipos de carros elétricos: carros convencionais que foram adaptados para serem elétricos ou modelos com plataformas novas.

Quando se trata de carros convencionais adaptados, geralmente, o tamanho dos pneus permanece o mesmo comparado aos carros com motor a combustão. Por esse motivo, o desgaste dos pneus pode ser mais rápido nos carros elétricos do que nos convencionais. Essa é a opinião da Michelin.

Pneus para carros elétricos: o que os torna diferentes

Quando um automóvel é fabricado com uma plataforma projetada para funcionar com energia elétrica, considera-se desde o início a massa e o torque que serão necessários.

Por isso, os pneus desse tipo de carro são geralmente maiores do que os dos carros que funcionam a combustão interna, para que tenham um desgaste semelhante.

Além disso, os pneus específicos para carros elétricos são mais rígidos lateralmente e têm compostos que os tornam mais silenciosos, para compensar a ausência de ruído causado pelo motor movido a bateria. Isso torna mais evidente o som produzido pelos próprios pneus enquanto rodando.

Pode parecer contraditório, mas o programa oficial de manutenção regular de veículos elétricos geralmente indica prazos mais longos para a troca de peças do sistema de freios, como pastilhas e discos.

Freios de carros elétricos duram mais graças a tecnologia de recarga de baterias!

Como os carros elétricos têm um peso maior e seus motores exigem mais dos pneus, é curioso que seus freios durem mais. A explicação para isso está em uma característica presente na maioria dos carros elétricos modernos: o sistema que aproveita a energia gerada nas desacelerações e frenagens para recarregar as baterias.

Com essa tecnologia, o motor elétrico funciona como um gerador de energia durante as frenagens e desacelerações, criando um efeito semelhante ao “freio motor” que, em alguns carros, é tão eficiente que pode substituir os freios convencionais em grande parte da condução.

Como a forma de condução afeta a durabilidade dos componentes dos freios do seu carro

Dessa forma, os componentes dos freios são poupados e acabam durando muito mais tempo.

Por outro lado, nunca é demais destacar que o desgaste de itens de qualquer veículo, seja a combustão interna, híbrido ou elétrica, será mais ou menos acentuado dependendo do estilo de condução do motorista – acelerar e frear bruscamente, por exemplo, são grandes vilões quando se trata de consumo energético e durabilidade de peças.

Como a forma de dirigir afeta a vida útil das peças do sistema de frenagem!

Dessa forma, os componentes do sistema de frenagem são protegidos, o que aumenta sua resistência.

Contudo, é essencial ter em mente que a deterioração de peças em todos os tipos de veículos, seja a combustão, híbrido ou elétrico, é afetada pela forma como o condutor opera – manobras abruptas de aceleração e frenagem prejudicam o desempenho energético e diminuem a vida útil das peças.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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