Os carros menos seguros segundo o Latin N-Cap!
O Latin N-Cap, um órgão importante de segurança veicular, avaliou o Citroën C3 e o Jac E-JS1 como os carros menos seguros do Brasil.

Mesmo que os testes tenham sido realizados somente em 2023, o estudo apresentou informações relevantes que não devem ser deixadas de lado pelos condutores.
Guia do Conteúdo
Latin N-Cap aponta Citroën C3 e Jac E-JS1 como os carros menos seguros do Brasil em 2023!
Como exemplo, o Citroën C3 foi avaliado com zero estrelas devido a vários fatores, incluindo:
- Estrutura instável;
- Proteção ineficaz contra colisões frontais;
- Ausência de proteção lateral para a cabeça;
- Falta de aviso para o uso do cinto de segurança.
O JAC E10x, que foi o primeiro veículo elétrico avaliado pela entidade, apresentou alguns problemas preocupantes, como a instabilidade da estrutura do carro.
Avaliação do Latin N-Cap mostra falhas na estrutura do Citroën C3 fabricado no Brasil!
O Citroën C3, fabricado no Brasil, é conhecido por ter dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão. Porém, de acordo com a avaliação do Latin N-Cap, a estrutura do veículo não obteve uma boa pontuação.
O carro elétrico recebeu as seguintes notas:
- 30,52% em Ocupante Adulto;
- 12,10% em Ocupante Infantil;
- 49,74% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada;
- 34,88% em Assistência à Segurança.
A organização avaliou o desempenho do automóvel em relação aos impactos frontais e laterais, bem como a proteção contra o efeito chicote na região cervical, defesa para os pedestres e o sistema de controle eletrônico de estabilidade. Confira os resultados:
- Proteção abaixo do esperado para o peito do condutor;
- Instabilidade na estrutura e região dos pés;
- Proteção marginal para o peito do passageiro sentado no banco da frente;
- Performance ineficaz no pescoço do adulto, em relação a proteção contra chicotada cervical (whiplash).
No que se refere à segurança da criança que estava no carro, o veículo ofereceu quase total proteção, mas houve impacto nos pontos dinâmicos por causa da falta de indicação das ancoragens ISOFIX para o uso de dispositivos de retenção infantil (DRI).
Conheça o Jac E-JS1, o e-JS1: informações e características que falharam no teste!
A seguir, serão apresentadas informações sobre o Jac E-JS1, que é mais conhecido como e-JS1. Confira:
- Não contém Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão;
- Instabilidade no impacto frontal;
- Apresentou estrutura ineficaz para a região dos pés;
- Proteção torácica reprovada, o que aumenta a chance de danos com risco de vida;
- Reprovação do sistema de corte de emergência;
A principal inquietação da organização é em relação ao desempenho insuficiente da JAC e à falta de feedback por parte do fabricante acerca dos problemas identificados na análise.
Segundo Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP:
” Este resultado provou estar errado o mito de que os consumidores geralmente associam veículos elétricos a veículos de alta tecnologia e mais seguros, e reafirma que – como qualquer outro veículo – eles devem ser avaliados quanto à segurança.
O Latin NCAP convida abertamente a JAC a melhorar este modelo ou qualquer outro modelo para mostrar aos consumidores que a frota da JAC tem carros com melhor desempenho em termos de segurança.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, endosa o coro em relação a segurança do veículo:
“É alarmante como a Stellantis repetidamente desconsidera a segurança básica para os latino-americanos e é inaceitável que seus veículos alcancem um nível tão baixo de segurança quando eles sabem muito bem como produzir carros acessíveis e muito mais seguros.
Recentemente, a Stellantis declarou que “reforça seu compromisso com a constante evolução da segurança em seus produtos e comercializa modelos com os mais rigorosos requisitos de engenharia, qualidade e homologação”.
Com esse resultado, somado ao baixo desempenho da Strada, 208, Cronos/Argo, entre outros, o Latin NCAP os incentiva fortemente a revisar esses requisitos, que estão longe do que eles alegam e do que os consumidores da região merecem”.
Então, como escolher um carro elétrico barato?
Caso esteja em busca de um veículo elétrico que combina desempenho, um design potente e pontuação máxima em segurança, é interessante conhecer o modelo “baratinho” da BYD: o Dolphin. Com uma classificação de 5 estrelas, ele foi aprovado em um dos testes mais exigentes da Euro NCAP.
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