Carros novos tem queda no preço em outubro!

Segundo o Monitor de Variação de Preços (MVP) da KBB Brasil, os preços dos carros zero quilômetro tiveram uma baixa discreta no mês de outubro de 2023. Os modelos 2023 apresentaram uma redução média de -0,38%, enquanto os veículos ano/modelo 2024 depreciaram -0,22% no último mês.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o mercado interno teve um crescimento de 10,2% em outubro, mantendo os estoques estáveis. No entanto, a produção nacional retraiu 4,4%, enquanto as importações aumentaram expressivamente, com uma alta de 27% em relação ao período de janeiro a outubro de 2022.

Onix 2024 branco.
Chevrolet Onix. Foto: Divulgação

Apesar disso, as vendas de automóveis e comerciais leves apresentaram um crescimento de 10,26% em relação a setembro e 22,69% em comparação com outubro de 2022. Ao todo, foram emplacados 206.669 veículos dessas categorias ao longo do último mês, totalizando mais de 1,7 milhão de unidades vendidas no acumulado do ano. Esse volume representa um aumento de 11,36% em relação aos primeiros dez meses do ano passado, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE).

A tendência de queda nos preços também se manteve entre os carros seminovos (até 3 anos de uso). Os modelos 2023 apresentaram uma desvalorização de -1,12%, de acordo com o levantamento da KBB Brasil.

Os carros usados (entre 4 e 10 anos de uso) também tiveram uma queda nos preços durante o mês de outubro de 2023, com destaque para os carros 2020, que sofreram uma desvalorização de -0,94%. Essa variação teve um impacto positivo nas vendas, com um aumento de 3,7% em relação a setembro. No acumulado do ano, foram comercializados mais de 11,8 milhões de veículos usados, representando um crescimento de 9%, segundo a Federação dos Revendedores de Veículos Usados – FENAUTO.

No estudo realizado pela KBB Brasil desde janeiro de 2023, apenas três modelos elétricos valorizaram em outubro. O Chevrolet Bolt EUV e os Mercedes-Benz EQA e EQB tiveram um discreto aumento de 0,2% em seus preços como zero quilômetro. Entre os elétricos seminovos, o BYD D1 apresentou uma considerável variação de -13,60% em outubro após ter se valorizado em 1,60% em setembro.

Essas são as principais informações sobre a variação dos preços dos carros zero quilômetro e usados no mês de outubro de 2023. Fique por dentro das novidades do mercado automotivo!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Fiat Pulse Abarth Stranger Things chega ao Brasil com detalhes sombrios e motor potente

A Fiat surpreendeu o mercado brasileiro com uma parceria inusitada. O Pulse Abarth Stranger Things…

Gabriel Schmoller
Notícias Marca chinesa desenvolve motor a combustão antes impensável

No maior mercado do mundo para veículos 100% elétricos seria natural concluir que motores a…

Fernando Calmon
Notícias Promoção do VW Virtus Highline surpreende com taxa zero e bônus alto

A Volkswagen está encerrando outubro com uma campanha agressiva para o Virtus Highline, um dos…

Gabriel Schmoller
Notícias Omoda 7 2026 chega para desafiar Haval H6 e BYD Song Plus

A Omoda apresentou oficialmente o aguardado Omoda 7 2026, um SUV médio híbrido plug-in que…

Gabriel Schmoller
Notícias Porsche anuncia fim do Macan a combustão e foca no elétrico

A Porsche segue em uma transformação global, acelerando a eletrificação de sua linha e gradualmente…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário