Veja os carros que saíram de linha em 2023: Vai deixar saudades?
O mercado automobilístico enfrentou um ano desafiador, com as baixas vendas afetando até mesmo os SUVs e hatches médios. Modelos que prometiam decolar não conseguiram alcançar o sucesso esperado e acabaram sendo retirados das concessionárias.
Além disso, outros segmentos estão em processo de extinção, e alguns representantes dessas categorias também se despediram. Um exemplo é a ausência de hatches médios nacionais e a fase de desaparecimento dos sedãs médios, com dois deles deixando as lojas ao longo do ano.
A seguir, relembre os modelos que saíram de linha em 2023:
Guia do Conteúdo
Chevrolet Bolt

Os hatches elétricos estão em alta, impulsionados pelos chineses BYD Dolphin e GWM Ora O3. No entanto, nem todos conseguiram conquistar seu espaço no mercado. O Chevrolet Bolt não teve sucesso devido ao preço elevado, que ultrapassava os R$ 300 mil. No entanto, a estratégia global da GM foi o principal motivo para a retirada do modelo de circulação em todo o mundo. A nova geração já está em desenvolvimento.
Chevrolet Bolt EUV

A versão SUV do Bolt também chegou ao fim. Foram disponibilizadas apenas 200 unidades, que foram rapidamente vendidas. Com um preço mais acessível em comparação com o hatch, o Bolt EUV obteve um desempenho melhor no mercado, mas a quantidade limitada disponível foi determinante para o fim do modelo.
Chevrolet Camaro

Seguindo a tradição da marca, que remonta ao Opala, o Chevrolet Camaro se despede com uma edição especial chamada Collection, limitada a apenas 125 unidades. Essa será a última versão movida a combustão, equipada com um motor V8 6.2 de impressionantes 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque, sempre associado a uma transmissão automática de dez marchas. A continuidade do nome está prevista para um novo carro elétrico, mas ainda não se sabe se será um cupê ou se seguirá a tendência SUV, como o Ford Mustang Mach-E.
Chevrolet Cruze

Para ceder espaço na fábrica de Santa Fe, na Argentina, e fortalecer a produção do Tracker, a Chevrolet encerrou a fabricação do Cruze. Esse foi o fim de uma história que começou com o Monza, passou pelo Vectra e agora chega ao fim com o Cruze. Apesar disso, o modelo ainda consta no site da Chevrolet devido à existência de estoque disponível. Com o fim do Cruze, o segmento de sedãs médios no Brasil agora é representado apenas pelo Volkswagen Jetta, Toyota Corolla e Nissan Sentra.
Chevrolet Cruze Sport6

O segmento de hatches médios nacionais, que já contou com nomes como Volkswagen Golf e Ford Focus, deixou de existir com o fim da produção do Chevrolet Cruze Sport6 na Argentina.
Jaguar F-Type

Após 75 anos em cena com motores a combustão, o Jaguar F-Type também se despediu. Para marcar o fim dessa era, foi lançada uma série especial limitada a 75 unidades. No Brasil, foram importadas 14 unidades com motor 2.0 turbo de 300 cv. A marca agora focará em modelos elétricos.
Kia Cerato

Mais um sedã médio a dar adeus ao mercado brasileiro foi o Kia Cerato. No primeiro semestre deste ano, apenas 14 unidades haviam sido vendidas. No entanto, há expectativas de que uma nova geração do modelo seja lançada no exterior e possa retornar ao Brasil no futuro.
Renault Captur

Apesar de os SUVs representarem quase metade do mercado brasileiro, nem todos conseguem alcançar bons números de vendas. Esse foi o caso do Renault Captur, que teve suas vendas discretas como motivo para seu fim em 2023. O substituto do modelo ainda está em desenvolvimento e será resultado de um investimento de R$ 2 bilhões feito pela marca para o desenvolvimento de um novo SUV médio.
Renault Zoe

O Renault Zoe foi pioneiro entre os hatches elétricos, mas não conseguiu decolar nas vendas. Por esse motivo, a marca optou por trazer o SUV Mégane E-Tech e retirar o compacto das lojas no Brasil. Além disso, na Europa, o Zoe também foi descontinuado para dar lugar a um novo modelo: o Renault 5, um elétrico com design retrô.
Com a despedida desses modelos, o mercado automobilístico se reinventa e se adapta às mudanças de demanda e preferências dos consumidores. Fica a expectativa para os próximos lançamentos e novidades que irão preencher essas lacunas deixadas pelos modelos extintos.