Quando o preço dos carros usados irá cair? Entenda o cenário para o resto do ano
O cenário de carros usados também é um tema bem comentado dentro do setor automobilístico, aliás ele conta com números bem mais elevados de negociações do que o mercado de carros zero km. Entretanto cabe a dúvida, o valor dos carros usados irá cair? E se cair será uma queda brusca ou em ritmo lento? Confira a seguir na notícia.
Nestes últimos anos no Brasil, os preços dos veículos usados dispararam no mercado, tudo isso devido a pandemia, que abalou fortemente toda a estrutura econômica global, incluindo fortemente a nossa nação brasileira. Porém isso já passou e agora já conseguimos sentir e ver os valores caindo no mercado.
O que mais se questiona hoje é se o valor dos carros vai despencar de vereda, ou vão cair lentamente apresentando um gráfico decrescente com leves baixas e mínimas altas, será que é a hora de comprar um carro, ou você vai ter que aguardar um pouco mais para comprar um automotor? Esse questionamento é extremamente recorrente e aqui nós conseguimos trazer alguns parâmetros informativos que podem clarear o seu entendimento sobre.

Confira o novo Ford Maverick 2023
Em 2021 o valor dos veículos usados aumentou em média 24%, atingindo patamares extremamente elevados e de forma muito rápida seguindo assim efeitos do pós pandemia, neste cenário se espera uma volatilidade em “V” que se refere a grandes altas e fortes baixas, com novamente alavancagens de alta, porém a pandemia já passou, e o pós pandemia está acabando.
Conforme apresentado por pesquisas econômicas da Fenauto (Federação Nacional dos Revendedores de Veículos), o preço dos usados já recuou uma média geral de 7,5% isso de janeiro a abril de 2022. No mercado também podemos contar com a presença de várias locadoras que estão cada vez mais inclusas no cenário automobilístico brasileiro, e isso pode influenciar em uma queda brusca repentina no mercado de usados.
Pois, o setor de locação de veículos, comprou cerca de 220 mil veículos dos 850 produzidos até então no país, o problema e o fator decisório, é de que as locadoras não costumam ficar com os modelos comprados por mais de um ano em sua frota, fazendo com que cada vez tenham mais carros dentro do mercado de usados, fazendo assim com que os carros abaixem seus valores, devido a alta densidade de produtos.
O mercado deverá passar por essa “crise” em meados de 2023, depois da queda brusca o mercado deverá passar por um forte período de retomada de produção dos modelos zero km, ocorrendo assim uma normalização no fornecimento de peças em preeminência os produtos semicondutores, deixando o mercado e o setor industrial automobilístico regularizado novamente.
Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que ocorre no mundo automobilístico.