Carteira de habilitação para dirigir SUV? Entenda essa proposta!
A popularidade dos SUVs não se limita ao Brasil, mas também está em alta na Europa, onde mais da metade dos carros vendidos são dessa categoria.
No entanto, essa tendência tem gerado debates e agora uma proposta controversa foi apresentada pela deputada europeia Karima Delli, presidente da Comissão dos Transportes e Turismo: a criação de uma nova habilitação para conduzir SUVs.
De acordo com a proposta, os SUVs ocupam mais espaço nas vias públicas e são menos eficientes em comparação com sedãs compactos ou equivalentes, o que resulta em maior emissão de CO2. Além disso, esses veículos têm maior probabilidade de se envolverem em colisões, com consequências mais graves do que os automóveis de passeio convencionais.

Segundo a deputada Delli, “diante de um SUV, um pedestre tem duas vezes mais chances de morrer em uma colisão”. Diante desse cenário preocupante, ela sugere a criação da habilitação B+, destinada a automóveis e veículos comerciais com peso superior a 1.800 kg.
Essa nova habilitação só seria concedida a maiores de 21 anos que possuam pelo menos 2 anos de experiência na categoria B. Vale ressaltar que essa medida se baseia no peso do veículo e não no tipo de carroceria, ou seja, apenas os SUVs grandes seriam afetados por essa nova norma proposta.
A proposta levanta questões importantes sobre segurança no trânsito e impacto ambiental. Os defensores da medida argumentam que a criação da habilitação B+ poderia contribuir para a redução de acidentes envolvendo SUVs, além de incentivar o uso de veículos mais leves e eficientes em termos de consumo de combustível.
Por outro lado, críticos da proposta afirmam que ela é desnecessária e pode prejudicar a indústria automobilística. Alegam que as montadoras já estão trabalhando para melhorar a segurança dos SUVs e reduzir suas emissões, tornando uma nova habilitação obsoleta.
A proposta apresentada por Karima Delli ainda está em fase inicial e precisa passar por um processo de análise e votação antes de se tornar uma lei. Portanto, ainda é incerto se essa medida será implementada ou não. No entanto, a discussão sobre os SUVs e sua influência no trânsito e no meio ambiente continua em pauta na Europa e em outros países ao redor do mundo.
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