O CEO da Honda afirma que os fabricantes chineses de EV estão bem à frente
A Honda Motor Company anunciou que irá acelerar a eletrificação com a introdução de novos modelos BEV em mercados importantes, como América do Norte, China e Japão a partir de 2024.
A empresa planeja lançar baterias aprimoradas, software de ponta e uma interface do motorista completamente transformada para acompanhar as principais montadoras de veículos elétricos. Além disso, a Honda planeja ter fábricas dedicadas à produção de VE com um sistema de produção reformulado e uma oferta segura de semicondutores.
Essas inovações podem levar alguns anos para serem implementadas, mas parecem necessárias já que o CEO Toshihiro Mibe admitiu que a Honda está ficando para trás na corrida global pelos veículos elétricos. Durante a apresentação anual da empresa, Mibe fez comentários interessantes sobre os concorrentes chineses.

Mibe afirmou: “Eles estão à nossa frente, ainda mais do que esperávamos”. “Estamos pensando em maneiras de lutar contra eles. Se não fizermos isso, perderemos essa competição. Reconhecemos que estamos ficando um pouco para trás e estamos determinados a virar o jogo”.
Confira todos os carros da Honda em 2023
O CEO da Honda também afirmou que os EVs chineses fizeram grandes avanços durante a pandemia da COVID-19, quando o mundo estava em grande parte isolado da China por restrições de viagem e medidas de quarentena. Os comentários de Mibe foram ecoados pelo COO da Honda, Shinji Aoyama, que disse: “Ficamos impressionados com os chineses”, referindo-se ao Salão Internacional do Automóvel de Xangai.
Guia do Conteúdo
Montadoras chinesas lideram mercado de veículos elétricos
As declarações sinceras admitindo a dominância da China no espaço dos veículos elétricos são raras, pelo menos entre executivos de empresas que competem diretamente com as montadoras chinesas. Os visitantes do salão do automóvel de Xangai puderam ver por si mesmos como as montadoras chinesas estão bem à frente quando se trata de veículos elétricos. Dos 100 lançamentos de novos veículos apresentados na feira, 70 eram totalmente elétricos, e a maioria era das marcas chinesas.
A presença nos estandes das marcas globais foi consideravelmente menor em relação aos rivais chineses. Por exemplo, o estande da nova marca premium Yangwang da BYD foi tão procurado que eles tiveram que criar um sistema de fila para ver os modelos expostos.
Os esforços da Honda para acelerar sua eletrificação são uma resposta necessária à crescente pressão global para reduzir as emissões e ao domínio cada vez maior das montadoras chinesas no mercado de veículos elétricos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
