Cerco Inteligente: como o conjunto de câmeras, lasers e radares aumentaram punições e reduziram mortes
O número de mortes em acidentes de trânsito no Brasil caiu 24% entre 2018 e 2022, segundo dados divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito. Esse resultado pode ser atribuído ao aumento da frota de carros com equipamentos de segurança, como airbags e freios ABS, e à implantação de tecnologias de monitoramento do tráfego em algumas regiões do país, como o Cerco Inteligente.
O Cerco Inteligente é um sistema que monitora o tráfego 24 horas por dia, utilizando câmeras, lasers e radares para identificar infrações, como ultrapassagem em local proibido e ausência de capacete. De acordo com a fabricante, esse equipamento é capaz de reduzir em até 35 vezes os comportamentos irregulares dos motoristas nos locais onde está instalado.
O estado do Pará implantou o sistema BBB do trânsito em 2020 com sucesso. Entre 2020 e 2022, o número de feridos em rodovias caiu 65%, reduzindo de 361 para 126. O sistema fiscaliza ultrapassagens em faixa contínua e motociclistas sem capacete, duas ações importantes para a segurança nas vias públicas.

No Espírito Santo, o monitoramento do tráfego também tem ajudado na repressão de crimes relacionados ao trânsito. Com 1490 câmeras instaladas em 290 pontos de fiscalização, o tempo de resposta da Secretaria de Segurança Pública aumentou em 90% na recuperação de veículos roubados e solução de outros crimes relacionados ao trânsito.
De acordo com Guilherme Araújo, especialista em mobilidade, a fiscalização eletrônica tem uma relação evidente com a redução das mortes no trânsito. A fiscalização ajuda as administrações municipais e estaduais no planejamento das vias públicas, contribuindo para a redução dos riscos de mortes por acidentes.
Investir em tecnologias de monitoramento do tráfego é fundamental para garantir mais qualidade de vida aos cidadãos brasileiros. A fiscalização eletrônica pode ser uma ferramenta importante no combate às infrações no trânsito e na repressão a crimes relacionados ao tráfego. Com isso, o Brasil pode continuar a reduzir o número de mortes nas vias públicas e garantir mais segurança para todos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
