Chery adquire fábrica da Nissan na Europa para produzir carros elétricos
A marca Chery, controlada pela CAOA Chery no Brasil, adquiriu a antiga fábrica da Nissan em Barcelona por 300 milhões de Euros (R$1,65 bilhão), prometendo recontratar pelo menos 600 funcionários e produzir 100 mil carros elétricos por ano a partir de 2025.
Embora ainda não se saiba quais modelos serão produzidos na Europa pela Chery, a empresa já confirmou que todos eles serão totalmente elétricos. As marcas chinesas como GWM e Chery já produzem somente carros eletrificados (híbridos ou elétricos) no Brasil, demonstrando o comprometimento dessas marcas com o futuro.
A DR atualmente vende alguns carros da Chery na Itália, além de comercializar carros da JAC. Ainda não está claro se o acordo entre DR e Chery será mantido após a chegada oficial da marca chinesa ao mercado italiano.

Guia do Conteúdo
Chery expande atuação na Europa
Até o momento, a atuação da Chery na Europa é limitada ao SUV cupê Omoda C5, mas a empresa pretende expandir sua linha de modelos em breve, como o Arrizo 6 que será chamado de Omoda S5. Ainda não se sabe se haverá a venda de carros da Chery ou se todos os veículos comercializados serão ofertados através da linha Omoda.
Ao ingressar no mercado europeu, a Chery tem a oportunidade de competir com outras marcas chinesas bem estabelecidas, como a BYD e GWM, que já atuam com relativa força no continente. A produção na Espanha busca invadir toda a Europa com carros elétricos, seguindo a tendência global de adoção de veículos eletrificados.
A compra da fábrica pela Chery também representa uma oportunidade para gerar empregos para as pessoas que foram demitidas pela Nissan e contribuir para a economia local. Com essa estratégia, a empresa busca consolidar sua presença global e competir em um mercado cada vez mais exigente e com muitas oportunidades.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
