Chery diz ter feito o carro mais aerodinâmico do mundo!
A aerodinâmica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de veículos automotivos, e sua importância é ainda mais acentuada na era dos carros elétricos.
Uma aerodinâmica eficiente é crucial por diversos motivos, principalmente quando se trata da eficiência energética desses veículos. Em outras palavras, um design simplificado reduz a resistência ao ar, o que resulta em uma maior autonomia para os carros movidos a bateria.

Nesse contexto, a Chery, fabricante chinesa, apresentou seu mais recente conceito de carro elétrico: o protótipo Aero. A empresa afirma que esse veículo possui um coeficiente de arrasto de 0,168, sendo o mais aerodinamicamente otimizado do mundo. No entanto, é importante ressaltar que essa afirmação carece de precisão e embasamento.
Os detalhes disponíveis sobre o conceito Aero ainda são limitados. A Chery explica que se inspirou no atum para o design geral do veículo e realizou mais de 2.000 simulações de otimização em busca das linhas aerodinâmicas perfeitas. Em testes de túnel de vento realizados em agosto passado, a empresa registrou um coeficiente de arrasto de 0,168, que ela alega ser o melhor desempenho do setor automotivo. No entanto, é importante ressaltar que esse resultado não foi verificado de forma independente.

Ao compararmos o conceito Aero com outras conquistas notáveis no campo da aerodinâmica, podemos citar o Volkswagen ARVW, que alcançou um coeficiente de arrasto de 0,15 na década de 1970. Além disso, o conceito Ford Probe V, de 1985, ofereceu uma resistência ao vento de 0,137, e o Fiat Turbina, de 1954, teve uma resistência ao vento de 0,14. Todos esses números superam facilmente o novo conceito da Chery.
Outro exemplo interessante é o Lightyear 0, um carro elétrico mais moderno, que apresentava um coeficiente de arrasto de 0,175. No entanto, essa startup não teve uma longa duração e apenas dois veículos foram produzidos. Além disso, a Aptera Motors está finalizando os ajustes em um veículo de três rodas movido a energia solar, que supostamente possui um coeficiente de arrasto entre 0,13 e 0,15. No entanto, esses números ainda não são oficiais ou públicos.

Diante dessas informações, fica evidente que a Chery ainda tem muito trabalho a fazer para se destacar no campo da aerodinâmica. Embora seu conceito Aero tenha sido apresentado como o mais aerodinamicamente otimizado do mundo, os números disponíveis mostram que outros veículos já conquistaram resultados mais impressionantes nessa área. Resta aguardar por mais informações e testes independentes para confirmar as afirmações da fabricante chinesa.
Fonte: Motor1
