Chevrolet Celta em 2022: Preço, Consumo, Motor, Fotos
O Chevrolet Celta incorpora uma velha estratégia de perpetuar projetos “antigos” e de baixo custo no mercado com uma mudança ou outra. Quarto carro usado mais vendido do Brasil, o compacto GM surgiu em 2000 usando a plataforma Corsa 1 (de 1994) e continua sendo um dos carros mais vendidos no país. Anos depois de ter sido descontinuado, ainda é um alvo para o mercado.
Concebido como um carro que pode ser usado por todos, mesmo aqueles de menor poder aquisitivos, o Chevrolet Celta surgiu no mercado em 2000 com boa economia, baixa manutenção e linhas atrativas.
As vendas foram bem-sucedidas desde a sua introdução, com o modelo básico da Chevrolet competindo diretamente com o Uno (Fiat), Gol (Volkswagen) e Ka (Ford). Foi produzido na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, o primeiro carro produzido na fábrica.
O design original do Chevrolet Celta foi baseado no design do Vectra de segunda geração combinado com a tampa traseira do Corsa, que também emprestou o motor 1.0 mpfi.
Guia do Conteúdo
Gerações do Celta
A primeira encarnação do Chevrolet Celta tem alguns detalhes na parte interna que agradam os consumidores – como um painel de instrumentos parcialmente digital (somente o velocímetro é analógico) – e outros detalhes que foram criticados, como o acionamento das buzinas nas setas.
A primeira geração do Chevrolet Celta teve algumas mudanças em sua mecânica. Em 2002, o fabricante substituiu o motor mpfi de 1,0 litro (que a marca usa no Corsa desde 1996) por um motor VHC de 1,0 litro de 70 cavalos de potência que produzia 60 cavalos de potência.
O modelo de segunda geração foi reestilizado a partir do Vectra de terceira geração realizado em 2006. Todas as áreas do carro – dianteira, traseira e interior – tiveram alterações de design, mas sem alterações estruturais significativas. Foi nesse momento que a versão sedã – o Prisma – passou a fazer parte da linha Celta, que perdeu o modelo hatchback com motor 1.4.
Outra grande mudança para a segunda geração veio em 2009, quando um motor 1.0l VHCE substituiu o 1.0l VHC, tornando o Celta mais econômico e potente, produzindo 77 cv e 78 cv a gasolina e álcool, respectivamente. A capacidade do tanque de combustível também foi aumentada para 54 litros.
A linha vem em 3 versões: Life, a mais básica, com apenas itens de série; Spirit, com para-choques na cor do veículo, limpador e desembaçador do vidro traseiro, e opção de instalação de direção hidráulica; e Super, que utiliza rodas maiores (14 polegadas, contra a versão mais simples de 13 polegadas), e melhor acabamento interior, entre outras pequenas vantagens.
Em 2012, a terceira – e última – geração do Chevrolet Celta foi introduzida no mercado brasileiro. Junto com as mudanças estéticas na grade dianteira – agora dividida em para-choque, painel e climatização, o Celta de terceira geração não alterou a mecânica do modelo, mantendo o motor 1.0l VHCE, além de vários outros elementos visuais.

Design, conforto e dirigibilidade
Como foi desenvolvido para ser o carro mais barato do Brasil, a GM empregou algumas soluções para reduzir os custos de produção, deixando de lado itens como conta-giros, direção hidráulica e ar-condicionado que posteriormente foram introduzidos no modelo.
A inovação é a adoção dos mesmos bancos dianteiros nas versões de duas e quatro portas, e o acionamento da buzina nas teclas de seta ao invés do volante. Além do Prisma de segunda geração baseado no Onix, o Celta também serviu de base para a versão mais recente do hatch Agile e Montana (introduzido em 2009).
A principal vantagem do Chevrolet Celta sobre seus concorrentes continua sendo um bom motor, valor de seguro razoável e preços de manutenção. Eficiente, robusto, econômico, compacto e econômico são alguns dos fatores que garantem uma longa vida útil ao Celta. Boa aderência durante a condução e desempenho do motor acima da média são duas características que se destacam do Celta e prejudicam o gosto do consumidor.
Quando o assunto é economia, o Celta se destaca. Utilizando gasolina, sua autonomia pode chegar a mais de 800 quilômetros, requisito essencial para os consumidores que desejam um carro econômico e que oferece mais comodidade no dia a dia.
No mercado de usados, o Celta é muito procurado e tem uma baixa taxa de depreciação. Os carros no Brasil perdem cerca de 15,3% em valor em média, mas o Celta só perdeu 9,7% depois de um ano, garantindo o primeiro lugar para o carro mais fácil de revender.

Motor do Chevrolet Celta
O motor do Chevrolet Celta, padrão em todas as versões de terceira geração, é alimentado por um MPFI VHCE FlexPower de 1,0 litro que produz 78 cv com álcool e 77 cv com gasolina. A transmissão é manual com 5 velocidades e sem opção de transmissão automática.
O motor 1.0 VHCE FlexPower oferece o nível certo de desempenho e consumo. Com etanol no tanque de combustível, o carro pode rodar até 9,5 km/L na cidade, 12,2 km/L na rodovia e 13,8 km/L na cidade com gasolina litros, chegando a 16,9 km/l na rodovia.
Fim do modelo Celta
Sua produção terminou em abril de 2015, com cerca de 1,5 milhão de unidades vendidas. Seu sucessor, o Chevrolet Onix, foi lançado em 2012 e teve como base o desenvolvimento do Chevrolet Spark (que nunca chegou ao mercado no Brasil).

Ficha técnica do Chevrolet Celta
As especificações técnicas de um carro são extremamente importantes para que o público compreenda um pouco mais sobre as partes mais minuciosas e detalhadas do carro principalmente quando falamos de assuntos mais técnicos como a potência do modelo que é medida em cv, ou o torque dele que é medido em kgf.m. Confira a seguir todos estes valores.
Motorização
| Motorização | 1.0 | |
| Combustível | Álcool | Gasolina |
| Potência (cv) | 78 | 77 |
| Torque (kgf.m) | 9,69 | 9,48 |
| Velocidade Máxima (km/h) | 161 | 156 |
| Tempo 0-100 (s) | 13,4 | N/D |
| Consumo cidade (km/l) | 9,5 | N/D |
| Consumo estrada (km/l) | 12,2 | N/D |
| Câmbio | manual de 5 marchas | |
| Tração | dianteira | |
| Direção | Mecânica | |
| Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. | |
| Suspensão traseira | Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal. | |
| Freios | Dois freios à disco. |
Dimensões do Celta
| Altura (mm) | 1.429 mm |
| Largura (mm) | 1.626 mm |
| Comprimento (mm) | 3.788 mm |
| Peso (Kg) | 890 kg |
| Tanque (L) | 54 L |
| Entre-eixos (mm) | 2.443 mm |
| Porta-Malas (L) | 260 L |
| Ocupantes | 5 |
Preço da Chevrolet Celta 2022
O último celta do mercado é do ano de 2016, e atualmente ele está sendo negociado no mercado pelo valor de R$ 34.941,00, sendo ele o Spirit LT 1.0 MPFI 8V FlexP. 5p. Você pode conferir o valor dele que muda todos os meses, e de todos os outros anos do modelo no nosso portal Tabela FIPE Celta, onde é apresentado os valores de todos os anos e versões do carro.
Confira também todos os modelos, anos e versões dos veículos da Chevrolet.
Acesse o nosso site Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, e muito mais em um só lugar!
Perguntas Frequentes
Qual é o Preço do Chevrolet Celta em 2022?
O preço do Chevrolet Celta 2022 é de Celta Life/ LS 1.0 MPFI 8V FlexPower 5p R$34.941,00.
Qual é a configuração do Celta?
O modelo é configurado como um Hatch de porte compacto.
Qual é o motor do Celta?
o veículo apresenta um motor MPFI 1.0 de 8 Válvulas Flex.
Quais são as versões do Chevrolet Celta?
O Chevrolet Celta vem em três versões: Life, Spirit e Super. A versão Life é a mais básica, com apenas itens de série. A versão Spirit tem para-choques na cor do veículo, limpador e desembaçador do vidro traseiro e opção de instalação de direção hidráulica. A versão Super utiliza rodas maiores e tem melhor acabamento interior, entre outras pequenas vantagens.
O que diferencia o Chevrolet Celta de seus concorrentes?
A principal vantagem do Chevrolet Celta sobre seus concorrentes é seu bom motor, valor de seguro razoável e preços de manutenção. Além disso, é considerado um carro compacto e econômico.
Quais são as opções de conforto e dirigibilidade no Chevrolet Celta?
Como foi desenvolvido para ser o carro mais barato do Brasil, o Chevrolet Celta não possui itens como conta-giros, direção hidráulica e ar-condicionado em suas versões mais básicas. No entanto, tem boa aderência durante a condução e desempenho do motor acima da média.
