Chevrolet desenvolverá EVs no Brasil, e não descarta produção nacional
A General Motors, grupo que engloba marcas como Cadillac, Buick, GMC e Chevrolet, anunciou na última quarta-feira que está colaborando com o Brasil no desenvolvimento de novos carros elétricos globais. A empresa já está realizando testes com o Blazer completamente elétrico no país e tem planos de lançamento para 2023. Além disso, a GM sugeriu a possibilidade de produção nacional de carros elétricos. A companhia anunciou um investimento global de 35 bilhões de dólares em 2021, direcionado exclusivamente ao desenvolvimento de novos produtos EVs.
De acordo com Santiago Chamorro, presidente da GM na América do Sul, o Brasil possui uma estrutura ampla e importante para o desenvolvimento desses novos carros elétricos. A empresa está utilizando o Campo de Provas de Cruz Alta em Indaiatuba (SP) e o Centro Tecnológico localizado na planta de São Caetano do Sul (SP) para contribuir no projeto dos modelos globais da futura geração dos veículos elétricos. As principais áreas de colaboração estão relacionadas à eficiência energética e à conectividade. Há também testes de homologação e certificação necessários para personalizar os carros elétricos à legislação e às preferências dos diferentes mercados.
Segundo Chamorro, os próximos modelos elétricos da Chevrolet serão importados para o Brasil, mas podem ser produzidos em território nacional em breve. Com a presença de minérios necessários para a produção das baterias – lítio, cobalto, magnésio e cobre -, capacidade de engenharia e manufatura importantes e talento impressionante para abraçar a nova tendência tecnológica, o Brasil tem condições de produzir esses carros elétricos.

A GM já confirmou a chegada de duas novidades no mercado em 2023: Equinox EV e Blazer EV. O Blazer EVO SUV deve inaugurar a plataforma Ultium em nosso país, que é desenvolvida para carros eletrificados da marca e utilizada até mesmo pela Honda. Ainda não se sabe exatamente qual configuração estará disponível no Brasil, mas lá fora ele tem disponibilidade de tração dianteira, traseira ou nas quatro rodas.
Com relação à autonomia, a versão 1LT tem alcance de 398 km, a 2LT com pacote de baterias chega a 472 km, a RS tem alcance de 515 km e a esportiva SS possui alcance de 466 km. No Brasil, os testes oficiais do Inmetro serão muito mais conservadores, reduzindo drasticamente os números oficiais de alcance.
A colaboração da GM com o Brasil é uma excelente oportunidade para o país se tornar um grande produtor e exportador de carros elétricos. Essa nova tendência tecnológica é uma realidade mundial e o Brasil pode se destacar na produção desses veículos, além de diminuir os impactos ambientais causados pelos carros movidos por combustíveis fósseis.
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