Chevrolet Prisma em 2024: Preço, Consumo, Motor, Fotos
Para muitos, esse foi um sedan de alta qualidade que já passou pelas ruas, hoje vamos conferir o Chevrolet Prisma em 2024, ele que foi chamado por um tempo de versão sedan do Onix, ele tem uma história interessante sobre o seu fim, pois meio que ele acabou e, ao mesmo tempo não.
Guia do Conteúdo
Sobre o Prisma
O Chevrolet Prisma foi um modelo de carro compacto produzido pela General Motors do Brasil, lançado em 2006 como uma versão sedã do Chevrolet Celta. Ele foi projetado para oferecer uma opção mais espaçosa e confortável em relação ao hatchback Celta, mantendo a mesma plataforma e mecânica.
O visual externo do Prisma era bastante discreto e conservador, seguindo a linha de design da época, com linhas retas e simplicidade nas formas. No entanto, o modelo apresentava uma frente mais alongada e elegante, com destaque para a grade dianteira em forma de colmeia e faróis com máscara negra.

No interior, o Prisma oferecia um acabamento simples, mas com materiais de boa qualidade e um espaço interno bastante generoso, especialmente para um carro dessa categoria. O painel de instrumentos era bem completo, com conta-giros, velocímetro digital e luzes indicadoras de alerta. O espaço para as pernas e cabeça dos passageiros era satisfatório, mesmo na parte traseira do carro.
O Prisma contava com uma boa lista de equipamentos, incluindo ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e rádio AM/FM com entrada para CD e MP3. Algumas versões mais completas ainda ofereciam itens como airbags frontais, freios ABS, vidros elétricos traseiros, faróis de neblina e rodas de liga leve.
Fora de linha
O carro saiu de linha em 2019, devido à mudança na estratégia da General Motors no Brasil, que decidiu encerrar a produção de carros compactos e focar em modelos de maior porte e SUVs. O Prisma foi substituído pelo Chevrolet Onix Plus, que usa a mesma plataforma e mecânica, mas com um design mais moderno e arrojado.
Como dito no começo do artigo, ele saiu e não saiu de linha ao mesmo tempo. Quando a Chevrolet resolveu aposentar o carro, eles fizeram o seguinte, abandonaram o nome prisma e lançaram uma nova geração para o carro, que agora é chamado de Onix Plus, a antiga geração permaneceu em produção, porém como Onix Joy, que seria uma versão mais barata do Onix.

Seu sucessor
O Onix Plus, sucessor do Prisma, foi lançado em 2019 e tem se mostrado um sucesso de vendas desde então. O modelo apresenta um design mais ousado e sofisticado, com destaque para a grade dianteira cromada, os faróis afilados e as lanternas traseiras em forma de flecha. O interior do carro também foi redesenhado, com um acabamento mais refinado e moderno, além de um painel de instrumentos digital.
Em termos de equipamentos, o Onix Plus oferece uma lista ainda mais completa do que a do Prisma, incluindo itens como central multimídia com tela sensível ao toque, câmera de ré, sensores de estacionamento, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade, entre outros. O motor do carro também foi atualizado, oferecendo mais potência e economia de combustível em relação ao do Prisma.
Versões
Durante os anos em que esteve em produção, o Chevrolet Prisma foi oferecido em diversas versões, cada uma com características e equipamentos específicos:
- Prisma Joy: era a versão mais básica do modelo, oferecendo apenas o essencial em termos de equipamentos, como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e rádio AM/FM com entrada para CD e MP3.
- Prisma Maxx: era uma versão intermediária, que adicionava alguns itens a mais em relação à Joy, como travas elétricas, vidros elétricos traseiros, alarme e banco do motorista com regulagem de altura.
- Prisma LT: era a versão mais completa do Prisma, oferecendo além dos itens já mencionados, airbags frontais, freios ABS, faróis de neblina, rodas de liga leve, retrovisores elétricos, computador de bordo e volante multifuncional.
- Prisma Advantage: era uma versão especial, que trazia alguns itens exclusivos, como sensor de estacionamento traseiro, retrovisores com acabamento cromado, maçanetas externas na cor do carro e revestimento interno em dois tons.
- Prisma Effect: era outra versão especial, que trazia itens de design exclusivos, como rodas de liga leve aro 15 com acabamento escurecido, teto, espelhos retrovisores e moldura da grade dianteira na cor preta, além de revestimento interno com detalhes em vermelho.
- Prisma Sport: era uma versão com apelo esportivo, que trazia uma suspensão mais firme, rodas de liga leve aro 15 com acabamento escurecido, aerofólio traseiro, saias laterais e emblemas alusivos à versão.

O último Prisma
O último modelo do Chevrolet Prisma antes de sair de linha foi o Prisma 2020, que estava disponível em quatro versões: Joy, LT, LTZ e Premier:
O Prisma 2020 apresentava um design moderno e elegante, com linhas suaves e aerodinâmicas. Na dianteira, destacavam-se os faróis afilados e a grade frontal com acabamento cromado. Na traseira, o destaque era para as lanternas em forma de bumerangue, que invadiam a tampa do porta-malas.
Ele era equipado com motor 1.0 ou 1.4, ambos flex. O motor 1.0 rendia até 80 cv de potência e 9,8 kgf.m de torque, enquanto o motor 1.4 entregava até 106 cv de potência e 13,9 kgf.m de torque. As versões Joy e LT do Prisma 2020 eram equipadas com transmissão manual de seis marchas, enquanto as versões LTZ e Premier contavam com transmissão automática de seis marchas.
As versões mais básicas do Prisma 2020 contavam com itens como ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, sistema de som com conectividade Bluetooth, entrada USB e auxiliar, computador de bordo e airbags frontais.
Já as versões mais completas adicionavam itens como câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores elétricos com rebatimento automático, central multimídia MyLink com tela sensível ao toque de sete polegadas, controle de cruzeiro, volante revestido em couro e airbags laterais.
Pontos forte e fracos
Por padrão, tudo na vida tem seus pontos fortes e fracos, no caso de um carro, ele pode acabar variando com a experiência do usuário, talvez alguns nunca tenham tido nenhum problema, já outros tiveram muita dor de cabeça, confira:
Pontos fortes
- Design: o Prisma tinha um design agradável, com linhas suaves e elegantes, o que o tornava um carro atraente e moderno.
- Espaço interno: o Prisma era um sedan compacto, mas oferecia um bom espaço interno para os passageiros, inclusive no banco traseiro, o que tornava o carro confortável para viagens.
- Motorização: as opções de motor do Prisma eram eficientes e econômicas, com boa potência e torque, além de oferecerem opções de transmissão manual e automática.
- Custo-benefício: o Prisma era um carro com um bom custo-benefício, oferecendo um pacote de equipamentos adequado para o seu segmento e preço competitivo.
Pontos fracos
- Acabamento interno: algumas versões do Prisma apresentavam um acabamento interno simplório, com materiais de baixa qualidade e aspecto pouco refinado.
- Segurança: apesar de contar com itens de segurança como freios ABS e airbags frontais, algumas versões do Prisma não ofereciam os itens mais avançados de segurança, como airbags laterais e de cortina, por exemplo.
- Estabilidade: alguns proprietários do Prisma relatavam uma sensação de instabilidade em altas velocidades ou em curvas mais fechadas, o que pode ser um ponto negativo para quem busca um carro mais esportivo ou dinâmico.
- Suspensão: algumas versões do Prisma apresentavam uma suspensão mais rígida, o que podia tornar o carro desconfortável em pisos irregulares ou em estradas de terra.

Ficha Técnica do Chevrolet Prisma em 2024
A ficha técnica é lugar interessante para quem quer saber mais sobre o veículo, com esses dados você pode entender mais sobre suas capacidades e outras informações, vamos usar como referência uma versão bem avaliada do Prisma, sendo o LTZ de 2019:
Especificação | Detalhes |
Motor | 1.4L Flex |
Potência | 106 cv a 6.000 rpm |
Torque | 13,9 kgf.m a 4.800 rpm |
Transmissão | Automática de 6 velocidades |
Direção | Elétrica |
Suspensão dianteira | McPherson |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Freios dianteiros | Discos ventilados |
Freios traseiros | Tambor |
Pneus | 185/65 R15 |
Rodas | Liga leve aro 15″ |
Capacidade do porta-malas | 500 litros |
Comprimento | 4.282 mm |
Largura | 1.705 mm |
Altura | 1.470 mm |
Entre-eixos | 2.528 mm |
Peso | 1.069 kg |
Velocidade máxima | 187 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,6 segundos |
Consumo médio (cidade/estrada) | 11,2 km/l e 13,5 km/l |
Tanque de combustível | 54 litros |
Esse foi o Chevrolet Prisma em 2024, para muitos ele é um excelente carro e revoltou muita gente quando o Onix Plus veio no seu lugar. Se você tem alguma experiência com esse carro, compartilhe com o pessoal nos comentários.
Se você gosta de sempre estar antenado nas novidades do mercado automobilístico ou motociclístico, aproveite para o conhecer o portal Agora Motor, onde temos diversas novidades e conteúdos diariamente.
Perguntas Frequentes
Chevrolet Prisma saiu de linha?
O carro saiu de linha em 2019, devido à mudança na estratégia da General Motors no Brasil, que decidiu encerrar a produção de carros compactos e focar em modelos de maior porte e SUVs. O Prisma foi substituído pelo Chevrolet Onix Plus, que usa a mesma plataforma e mecânica, mas com um design mais moderno e arrojado.
O Chevrolet Prisma é um bom carro?
Para muitos motoristas, ele era um carro robusto e bastante econômico, especialmente para quem precisava andar diariamente, trazia conforto e potência necessária, porém pode ter versões e modelos que tragam mais prestígio e outros menos.