Você não vai acreditar: 5 elétricos com autonomia de estrada por até R$ 200 mil
Quem ainda acha que carro elétrico é coisa para cidade e para quem tem dinheiro sobrando está desatualizado. A verdade é que os veículos 100% a bateria vêm evoluindo tão rapidamente que hoje já existem opções acessíveis com autonomia suficiente para encarar viagens de fim de semana ou até mesmo trechos rodoviários mais longos — sem medo de ficar sem carga no meio do caminho.
A grande preocupação de quem cogita migrar para a mobilidade elétrica é justamente essa: e se eu precisar viajar, será que o carro aguenta? Será que vou precisar parar para carregar no meio da estrada? Será que a infraestrutura atual dá conta?

Guia do Conteúdo
O que é considerada uma autonomia de estrada?
Para viagens, considera-se como ideal uma autonomia mínima de 300 km com uma carga completa. Isso é suficiente para atender boa parte dos deslocamentos rodoviários comuns no Brasil, especialmente os de fim de semana ou feriados. Se o carro consegue percorrer essa distância sem precisar de recarga, ele entra na categoria dos “elétricos de estrada”.
Mas é claro que tudo depende do estilo de condução, uso de ar-condicionado, relevo do trajeto e até temperatura externa. Por isso, é importante sempre considerar uma margem de segurança.
Confira agora cinco carros elétricos até R$200 mil com essa autonomia.
1. BYD Dolphin Plus – Tecnologia, desempenho e autonomia real
Com um valor sugerido de R$184.800, o BYD Dolphin Plus já se consolidou como uma das melhores opções para quem busca um carro elétrico com autonomia de verdade e recursos tecnológicos modernos.
O grande destaque aqui é a bateria de 60,5 kWh, que garante uma autonomia oficial de 330 km segundo o Inmetro. No uso urbano moderado, esse número pode ultrapassar os 350 km com facilidade.
O desempenho também agrada: o motor dianteiro gera 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, proporcionando acelerações ágeis e retomadas confiantes, mesmo em trechos de serra. O tempo de recarga em estações rápidas é competitivo, e a eficiência energética é outro ponto forte.
Além disso, o Dolphin Plus oferece um pacote completo de itens de conforto e segurança, com destaque para o teto solar panorâmico, assistentes de condução e central multimídia com inteligência artificial.
2. GWM Ora 03 GT – Estilo esportivo com eficiência e boa autonomia
O segundo modelo da lista é o GWM Ora 03 GT, que custa R$199.990. Trata-se de uma versão com apelo esportivo, mas que mantém a praticidade no uso urbano e em viagens curtas a médias.
Com bateria de 63 kWh, o modelo atinge 319 km de autonomia oficial. Em condições ideais, é possível passar dos 330 km. Seu motor tem 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, garantindo desempenho suficiente tanto para a cidade quanto para a estrada.
Com comprimento de 4,25 metros e entre-eixos de 2,65 metros, o Ora 03 GT é um hatch médio com espaço interno razoável. O único ponto que pode decepcionar em viagens longas é o porta-malas de apenas 228 litros. No entanto, isso é compensado pela ótima eficiência aerodinâmica (coeficiente de 0,29), que reduz o consumo em velocidades mais altas.
3. GAC Aion Y – Versatilidade de minivan com ótima autonomia
A GAC estreou no Brasil com vários modelos, mas o Aion Y é um dos mais interessantes. Vendido nas versões Premium (R$174.990) e Elite (R$184.990), ele se posiciona como uma espécie de minivan elétrica — ideal para famílias ou quem valoriza espaço.

Ambas as versões compartilham um conjunto motriz com 204 cv de potência, 22,9 kgfm de torque e uma bateria de 63,2 kWh. A autonomia declarada pelo Inmetro é de 318 km, o que garante tranquilidade em trechos rodoviários de até 160 km de ida — com sobra.
Com comprimento de 4,53 metros e entre-eixos de 2,75 metros, o Aion Y oferece bom espaço interno, mas o porta-malas de 361 litros está na média. O design ajuda na eficiência energética, com coeficiente aerodinâmico de apenas 0,27.
O modelo também entrega um pacote tecnológico bem interessante, com sistemas de assistência à condução e conectividade avançada.
4. GAC Aion ES Plus – Sedã espaçoso com bom alcance e preço competitivo
Outro modelo da GAC que chama atenção é o Aion ES Plus, um sedã de visual moderno, que chega por R$169.990, tornando-se o carro elétrico com maior autonomia e menor preço desta seleção.
Com bateria de 55,2 kWh, ele entrega 314 km de autonomia oficial e tem motor dianteiro com 136 cv e 22,9 kgfm de torque. Pode não ser o mais potente da lista, mas compensa pelo conforto, silêncio e espaço interno.
O porta-malas tem generosos 453 litros, ideal para viagens em família. Com comprimento de 4,81 metros e entre-eixos de 2,75 metros, o Aion ES Plus entrega uma experiência de sedã tradicional — mas com emissão zero.
Apesar de a lista de equipamentos ser mais simples que em outros modelos da marca, a autonomia, o conforto e o custo competitivo o tornam uma opção excelente para quem busca um carro elétrico familiar com bom alcance.
5. BYD Dolphin GS – Preço mais acessível com bom alcance
Fechando a lista, temos o BYD Dolphin GS, a versão de entrada do hatch compacto, por R$159.800. Apesar de mais acessível, não decepciona na autonomia: são 291 km segundo o Inmetro, com capacidade real que pode chegar a 315 km, dependendo do uso.
O motor é mais modesto, com 95 cv e 18,3 kgfm de torque, mas cumpre bem o papel. A bateria tem 44,9 kWh e a recarga rápida é eficiente. Com 4,12 metros de comprimento, entre-eixos de 2,70 metros e porta-malas de 250 litros, ele tem proporções urbanas, mas se sai bem em viagens curtas.
Para quem está entrando no universo dos elétricos e quer uma experiência completa sem extrapolar o orçamento, é uma excelente escolha.
Extra: Renault Megane E-Tech – Refinado e com grande autonomia
Embora ultrapasse um pouco o teto proposto, o Renault Megane E-Tech (R$204.900) merece menção. Com 337 km de autonomia, 220 cv de potência, bateria de 60 kWh e porta-malas de 440 litros, ele é um dos elétricos mais completos da categoria.
O conjunto de suspensão independente e os inúmeros sistemas de assistência à condução fazem dele uma das melhores opções para quem prioriza conforto e segurança.
Fique atento: autonomia varia na prática
É importante lembrar que os números de autonomia divulgados são obtidos em laboratório, em condições controladas. Ou seja, sem vento, relevo acentuado ou variações climáticas.
Na estrada, a autonomia costuma ser menor do que na cidade, já que a velocidade constante exige mais energia da bateria. Por isso, planeje suas viagens considerando paradas possíveis e use sempre aplicativos de localização de estações de recarga.
Estrada, sim. Limites? Só na bateria
A ideia de que carro elétrico não serve para viajar ficou no passado. Hoje, com até R$200 mil, já é possível comprar veículos capazes de rodar mais de 300 km com uma carga, com conforto, desempenho e segurança.

Esses cinco modelos mostram que a mobilidade elétrica já chegou a um novo patamar. E se você ainda acha que é cedo para adotar um elétrico, talvez seja hora de rever essa ideia — antes que a próxima viagem passe e você ainda esteja preso ao posto de gasolina.
