O que já sabemos sobre o novo Aircross, SUV de 7 lugares da Citroën
A Citroën vai trazer diversas novidades para este ano de 2023, sendo o SUV de 7 lugares uma delas.
Nós estamos falando do Aircross, o carro será uma “evolução” do C3, mas ele vai ser muito mais do que um C3 harmonizado e malhado, o carro vai ser produzido em Porto Real, Rio de Janeiro, no mesmo local onde é fabricado o hatch C3, vale destacar também que ele vai estrear ainda neste ano de 2023. Confira muito mais sobre a seguir na nossa notícia!
Guia do Conteúdo
Citroën Aircross em 2023? SUV de sete lugares vai estrear neste ano!
A gigante Citroën está se reposicionando ligeiramente no mercado brasileiro, o lançamento do C3 no ano passado representou um grande “BOOM” para a montadora, e agora nós contamos com diversas novas novidades como, por exemplo, o SUV do C3, o Aircross, ele vai utilizar um programa C-Cubed que é uma novidade no segmento, sendo que ele será introduzido e produzido em Porto Real, Rio de Janeiro.
O SUV pode ser chamado de C3 Aircross, gerando um sentido de comunidade para o carro dentro do portfólio, aproveitando também a fama do C3 para crescer rápido a ideia do novo SUV de sete lugares da marca. Estamos falando aqui de expectar um carro com comprimento de 4,20 metros ou mais, fazendo com que o carro seja ou um SUV Compacto ou médio de sete lugares, pendendo mais para o porte médio devido à quantidade de lugares.

Apesar de compartilhar os elementos do Hatch o carro que foi flagrado na índia, deve contar com um painel novo, com interações novas e um layout renovado, além de ter ar-condicionado automático, e outras coisas conforme apresentado em um flagra feito na Índia., o revestimento dos bancos e as outras áreas do carro também devem ser bem superior ao do C3, contando com couro sintético ou outros materiais, além de ter detalhes mais afortunados.
Podendo talvez se comparar com a Spin, o veículo terá um forte apelo para a sua capacidade de suportar até 7 pessoas para transportar, sim, o carro deve contar com quatro portas e uma capacidade de sete lugares, uma característica escassa nos modelos nacionais do Brasil, mas que vem crescendo lentamente, principalmente nos novos modelos importados, como, por exemplo, o Tiggo 8 Pro que conta com sete lugares disponíveis.
Algumas fontes da imprensa indiana sinalizam que a marca Citroën, pode oferecer variantes com cinco lugares, dessa forma a capacidade volumétrica de carga do carro pode ser desenvolvida para trabalhar melhor com o carro, ou podemos contar com alguma novidade interna, onde os bancos podem ser além de rebatíveis, escamoteáveis ou algo neste sentido, teremos que aguardar para confirmar essa especulação.

O carro pode chegar no Brasil com motores 1.6 de 16 válvulas com aspiração natural, ou mesmo com motor 1.0 Turbo, e os câmbios como sempre podem acompanhar um manual ou mesmo um automatizado com tração dianteira e conversor de torque. A transmissão que pode ser da Fiat deve seguir a função automatizada do tipo CVT, e o propulsor deve gerar uma potência de 118 cv com o motor 1.6 e um pouco a mais com o 1.0 Turbo.
Em algumas outras informações e também em ligações de pontos feitas com o cenário geral da Citroën, nós podemos também imaginar que o C3 Aircross, possa vir com uma motorização 100% elétrica ou híbrida, já que a montadora esta trabalhando agora no novo ë-C3, introduzido recentemente na Índia.
Antigo Citroën Aircross: Ficha Técnica e mais, modelo 2020
O último Aircross esteve no nosso mercado no ano de 2020, o carro era configurado como uma Minivan compacta, similar a um SUV Compacto, o carro tinha cinco lugares e quatro portas, ele contava com quatro versões, a Start 1.6, Live 1.6, Live Business 1.6 AT e a Live 1.6 AT que era a topo de linha. Os modelos custam em média R$ 64.000,00 na versão Start, R$ 71.000,00 Live 1.6, já a Live Business 1.6 AT custa por volta de R$ 72.000,00 e por fim a Live 1.6 AT que custa em torno de R$ 78.000,00.
Os dados técnicos trazem para o público vários fatores informativos e comparativos, como pro exemplo: câmbio, freios, direção, potência (cv), torque (kgf.m), comprimento (mm) entre vários outros itens intangíveis, minuciosos e específicos que detalham um pouco mais o modelo em questão.
Motorização
| Propulsor | 1.6 16V Flex a combustão |
| Instalação | Dianteira |
| Aspiração | Natural |
| Alimentação | Multiponto |
| Disposição | Transversal |
| Cilindros | Quatro em linha |
| Válvulas | Quatro por cilindro (16V) |
| Comando de válvulas | Duplo no cabeçote |
| Tuchos | Hidráulicos |
| Variação do comando | Admissão |
| Razão de compressão | 11:1 |
| Diâmetro do cilindro x Curso do pistão | 78,5 mm x 82 mm |
| Cilindrada | 1587 cc |
| Potência máxima com etanol (álcool) | 122 cv a 5.800 rpm |
| Potência máxima com gasolina | 115 cv a 5.800 rpm |
| Torque máximo com etanol (álcool) | 16,4 kgf.m a 4.000 rpm |
| Torque máximo com gasolina | 15,5 kgf.m a 4.000 rpm |
| Rotação Máxima | 6.500 rpm |
Suspensão
| Suspensão Dianteira | Independente McPherson |
| Suspensão traseira | Eixo de torção |
| Elemento elástico | Mola Helicoidal |
Freios, direção e pneus
| Freios dianteiros | Disco ventilado |
| Freios traseiros | Tambor |
| Direção | Elétrica |
| Diâmetro de giro | 11,1 m |
| Pneus dianteiros | 195/55 R16 |
| Pneus traseiros | 195/55 R16 |
| Estepe | 185/60 R15 |
| Altura de flanco | 107 mm |
| Aro | 16 polegadas (40,64 centímetros) |
Dimensões
| Comprimento | 4092 mm |
| Largura | 1697 mm |
| Entre-eixos | 2540 mm |
| Vão livre do chão | 129 mm |
| Ângulo de entrada | 23 graus |
| Ângulo de saída | 29,3 graus |
| Bitola dianteira | 1496 mm |
| Bitola traseira | 1488 mm |
| Porta-malas | 403 L |
| Peso | 1308 kg |
| Reboque sem freio | 400 kg |
| Carga útil | 404 kg |
| Tanque de combustível | 55 litros |
E aí o que você achou da novidade da Citroën? Deixe a sua opinião sobre o novo C3 Aircross! Será que ele vai vingar, esse será o seu nome? Bom o que nos resta é aguardar. Acesse o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Freio a tambor na traseira é um atraso… pelo amor de Deus, e querem falar em modernidade…
Seguimos informações de imprensa, porém você está certo, muitas coisas são “maravilhadas” pelas montadoras.