Citroën lança powertrain EV de maior autonomia para e-C4 e e-C4 X
A montadora Citroën anunciou o lançamento de um novo trem de força para seus carros elétricos ë-C4 e ë-C4 X, que promete melhorar significativamente a autonomia dos veículos. A nova configuração estará disponível para venda a partir de julho e inclui uma bateria maior de 54 kWh e um motor mais eficiente, que gera 153 cavalos de potência e 191 lb ft – um aumento de 20 cavalos em relação aos modelos anteriores de 50 kWh. Com isso, a autonomia WLTP pode chegar a 260 milhas, posicionando a Citroën como uma das líderes no mercado de carros elétricos.
Guia do Conteúdo
Citroën se destaca por oferecer duas opções de trens de força no segmento C
A inclusão do novo trem de força faz da Citroën a única marca generalista a oferecer dois EVs com duas opções de trens de força no segmento C. Para maximizar ainda mais a autonomia, a montadora oferece o ë-C4 e ë-C4 X com pneus de baixa resistência ao rolamento, bomba de calor que leva em consideração as condições ambientais e ajusta os sistemas do carro de acordo, além de um corpo otimizado aerodinamicamente.

De acordo com a Stellantis, empresa-mãe da Citroën, os tempos de carregamento permanecem os mesmos que para o carro de 50 kWh, com carga rápida disponível de até 100 kW. Além disso, a Citroën também confirmou que abrirá os livros de pedidos para versões a gasolina e diesel do C4 X, atendendo à demanda de operadores de frotas e clientes regulares. O C4 X estará disponível em três especificações ICE: Puretech 100, Puretech 130 e BlueHDi 130. A gasolina básica só oferecerá uma transmissão manual de seis marchas, enquanto a gasolina mais potente e o diesel virão com uma automática de oito marchas.
Não há informações sobre preços para qualquer modelo, mas com o atual ë-C4 começando em £22.080 e o ë-C4 X em £31.995, espera-se que as edições mais poderosas de 54 kWh tenham ligeiros aumentos nos preços. O mesmo vale para o ICE C4 X, que poderia começar em cerca de £26.000, rivalizando com o Peugeot 2008.
Vale lembrar que o trem de força é responsável por transformar a energia gerada pelo motor em energia mecânica para mover o veículo. Já o WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure) é um procedimento global padronizado para medir emissões e consumo de combustível dos carros. Os pneus de baixa resistência ao rolamento, por sua vez, ajudam a maximizar a autonomia do veículo, reduzindo o atrito entre os pneus e a estrada e diminuindo a quantidade de energia necessária para movimentá-lo.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!