SUV compacto radical? Citroën pode ressuscitar modelo aventureiro ainda em 2025!
Com o mercado automotivo brasileiro cada vez mais competitivo e repleto de lançamentos, a Citroën não pretende ficar para trás em 2025. A marca francesa, que faz parte do grupo Stellantis, estuda trazer de volta ao mercado nacional uma versão que muitos achavam que jamais voltaria às concessionárias: o Citroën C3 XTR. O retorno do modelo ainda não está oficialmente confirmado, mas fontes próximas ao desenvolvimento revelam que o plano está em fase avançada de avaliação.
Leia Também: Vale a pena vender o seu veículo no Feirão de carros usados?
A Citroën quer reforçar sua presença no segmento de compactos e mira nos consumidores que procuram estilo aventureiro e custo-benefício. O C3 XTR, que fez sucesso entre os anos de 2006 e 2012, pode reaparecer em cena com novo visual, motorização atualizada e foco no público que valoriza a aparência robusta, mesmo que o uso fora de estrada seja ocasional.

Guia do Conteúdo
Um revival estratégico do C3 XTR
Lançado originalmente em 2006, o Citroën C3 XTR surfou na onda dos compactos com estética aventureira, um fenômeno que marcou o setor automotivo na década de 2000. Equipado com molduras plásticas nos para-lamas, suspensão ligeiramente elevada e adereços visuais que remetiam ao off-road, o modelo logo conquistou um público fiel. Ele permaneceu no mercado até 2012, quando foi ofuscado pelo então novo Aircross — outro modelo da marca com apelo aventureiro.
Agora, mais de uma década depois, o nome XTR pode voltar a figurar no portfólio da Citroën. A marca vê potencial em reposicionar o C3 com uma versão que ofereça diferenciais visuais e mecânicos, num momento em que modelos com visual robusto voltaram a ser tendência — vide o sucesso de veículos como Fiat Pulse, Renault Stepway e até mesmo versões aventureiras de hatches populares.
Onde o novo XTR se encaixa?
De acordo com fontes da indústria automotiva, o novo Citroën C3 XTR ainda está sendo avaliado em relação ao seu posicionamento dentro da gama do modelo. Atualmente, o C3 é oferecido em quatro versões: Live, Live Pack, Feel e You. Os preços variam de R$ 73.490 a R$ 99.690, conforme tabela promocional vigente.
Há três possibilidades em estudo para o novo XTR:
- Substituir a versão You – que atualmente é a única equipada com o motor 1.0 turbo T200 de até 130 cv.
- Ser posicionado entre a versão Feel 1.0 MT e a You, criando uma alternativa intermediária com apelo visual mais forte.
- Ocupar o topo da gama, acima da versão You, agregando valor com equipamentos exclusivos e design diferenciado.
Conjunto mecânico deve seguir o T200 Turbo
Apesar da Citroën ainda não ter confirmado oficialmente os detalhes técnicos da versão XTR, tudo indica que ela será equipada com o motor 1.0 turbo T200 flex, que já é utilizado na versão You. Este motor entrega 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol, sendo gerenciado por uma transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas.

Esse conjunto já provou sua competência em termos de desempenho e consumo, sendo uma das grandes apostas da Stellantis em modelos compactos. Existe, no entanto, uma pequena chance da montadora optar por oferecer também a motorização aspirada 1.0 Firefly de 75 cv, associada ao câmbio manual, para uma versão de entrada com preço mais competitivo.
Visual aventureiro com toques exclusivos
Como manda a tradição das versões XTR, o novo Citroën C3 XTR deverá exibir uma roupagem mais robusta e urbana. A expectativa é de que ele venha com molduras nos para-lamas, barras no teto, para-choques redesenhados e talvez até suspensão ligeiramente elevada, tal como seu antecessor dos anos 2000. No interior, pode-se esperar acabamentos diferenciados, costuras contrastantes, tapetes exclusivos e até mesmo uma central multimídia com recursos adicionais.
A Citroën deverá seguir a tendência de oferecer a versão com acessórios personalizados e itens visuais que enfatizem a proposta aventureira, como rodas com acabamento escurecido, apliques em plástico preto e logotipos próprios da versão.
Basalt Dark Edition: nova aposta já confirmada
Paralelamente ao estudo do C3 XTR, a Citroën tem um lançamento confirmado para 2025: o Basalt Dark Edition. Trata-se de uma versão especial do novo crossover da marca, que chegará com visual exclusivo e o mesmo conjunto mecânico do modelo topo de linha, com motor T200 flex turbo e câmbio CVT.
Essa versão especial já é vendida na Índia e causou boa impressão no lançamento global do modelo. Por lá, o Basalt Dark Edition traz carroceria pintada em preto brilhante, com detalhes vermelhos em pontos estratégicos, além de rodas com acabamento escurecido e interior com elementos personalizados. No Brasil, a configuração será baseada na versão Shine e deve manter praticamente o mesmo estilo e conteúdo oferecido no mercado indiano.
O conjunto mecânico do Basalt será o conhecido 1.0 turbo de até 130 cv, com 20,4 kgfm de torque e câmbio CVT de sete marchas simuladas — uma configuração que agrada tanto no consumo quanto no desempenho urbano.
Um 2025 recheado para a Citroën?
A intenção da Citroën é clara: não ficar para trás em um ano em que concorrentes como Fiat, Renault, Hyundai e até BYD planejam diversas novidades para o Brasil. Com a chegada da edição especial do Basalt e o possível retorno do C3 XTR, a marca francesa pode reforçar seu portfólio de forma estratégica, aproveitando o apelo visual de modelos aventureiros e urbanos — uma fórmula que, historicamente, gera bons resultados de vendas no país.
Além disso, com o fortalecimento da linha C3 e a introdução de novas edições limitadas, a Citroën dá passos importantes para se consolidar no segmento de entrada, com foco em design, tecnologia e custo-benefício.

Se tudo seguir conforme os bastidores indicam, o Citroën C3 XTR poderá chegar ao mercado no segundo semestre de 2025, logo após o lançamento do Basalt Dark Edition. Até lá, a montadora deverá fazer ajustes finos no posicionamento e no conteúdo das versões, preparando um retorno impactante de uma das versões mais icônicas já lançadas pela marca no Brasil.