CNH 2023: como gastar menos para tirar a habilitação (ou até mesmo não pagar nada)
O processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser bastante oneroso em alguns estados brasileiros, podendo chegar a custar até R$ 3 mil. Entretanto, existem opções para tornar esse processo mais acessível. Embora o processo completo para tirar a primeira habilitação não seja barato, não é necessário pagá-lo integralmente de uma só vez. Além disso, pessoas com condições financeiras limitadas podem conquistar a primeira habilitação através do programa CNH Social, desde que comprovem sua situação.
Cada estado cobra um valor distinto pelo processo de obtenção da CNH, incluindo exames médicos e psicotécnicos, além das taxas do Detran e os custos com autoescolas. As etapas citadas podem ser pagas durante o curso, contudo, é importante lembrar que o aluno tem até 12 meses para concluir sua habilitação após pagar pela abertura do Renach. Caso não seja aprovado dentro desse período, será necessário abrir um novo Renach e arcar com novas despesas.
Para aqueles que não possuem condições financeiras para pagar pela CNH, há o programa CNH Social, criado pelo Governo Federal em 2011. Não todos os estados aderiram ao projeto e cada um pode ter exigências diferentes para participar. Algumas condições básicas são: ter 18 anos ou mais; ser capaz de ler e escrever; ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos; ser beneficiário de algum programa social; estar desempregado por mais de um ano ou estudante da rede pública com bom desempenho.

Algumas vagas são destinadas a trabalhadores rurais ou pessoas com deficiência, além de indivíduos com dificuldades financeiras que desejam trabalhar como motoristas. No entanto, a inscrição no programa não garante a obtenção da CNH Social, já que apenas algumas vagas são disponibilizadas.
Em síntese, o processo de obtenção da CNH pode ser custoso em determinados estados do Brasil, mas existem alternativas para torná-lo mais acessível. O programa CNH Social é uma opção para pessoas em situação de vulnerabilidade financeira, contudo, é importante verificar se o estado em que se reside aderiu ao programa e quais são as exigências para participar.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
