CNH D: O que é e como funciona essa categoria de habilitação
Obter a CNH categoria D envolve cumprir todos os requisitos necessários para formação de um condutor completo e escolher uma autoescola confiável e credenciada junto ao DETRAN.
O processo para obter a carteira de habilitação da categoria D, para condução de passageiros, requer tempo e dedicação. O prazo máximo para obtenção da CNH é de um ano, após o qual o candidato deve iniciar todo o processo novamente.

Os exames médicos e psicotécnicos são obrigatórios e têm duração média de uma hora. Após isso, é necessário realizar o curso teórico do CFC, que tem 45 horas/aula divididas em Legislação de Trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e noções básicas de mecânica.
Para fazer a prova teórica, é possível agendar o exame de forma online pelo site do DETRAN ou com auxílio da autoescola escolhida. As aulas práticas são essenciais para a formação do condutor e devem ser realizadas em no mínimo 20 horas.
Durante as aulas práticas, o aluno aprende na prática como conduzir ônibus, microônibus e vans com segurança. A prova prática é o momento em que todo o aprendizado obtido durante as aulas será avaliado. Ela é marcada pela autoescola e o candidato deve estar presente no dia e horário designados.
É importante lembrar que durante a prova prática, existem faltas eliminatórias e outras pontuações para cada tipo de falta cometida. Cometer uma falta eliminatória implica em reprovação imediata, enquanto faltas graves geram 3 pontos, faltas médias geram 2 pontos e faltas leves geram 1 ponto.
A emissão da CNH leva cerca de 90 dias a partir do início do processo, mas pode haver variações de acordo com a região ou complexidade do processo. Por isso, é importante escolher uma autoescola confiável e credenciada junto ao DETRAN.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
