Com medo de comprar carro fora de linha? Esta Lista Pode Fazer Você Mudar de Ideia!
No mercado automotivo, é comum ouvir a frase “evite comprar carro fora de linha, pois eles perdem valor rapidamente”. No entanto, um novo estudo mostra que essa afirmação não é verdadeira e que há boas notícias para aqueles que pretendem comprar modelos que já não são produzidos. Saiba mais abaixo!
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Carros descontinuados não têm baixa cotação no mercado brasileiro, afirma pesquisa da Mobiauto
No Brasil, a plataforma Mobiauto, especializada em compra e venda de veículos, realizou uma pesquisa no ano passado que contradiz a ideia de que carros descontinuados têm baixa cotação no mercado. Pelo contrário, a pesquisa mostrou que os proprietários desses veículos não sofrem grandes perdas financeiras ao vendê-los.

E quanto aos carros que não fazem mais parte dos segmentos atuais? Além da interrupção da produção do próprio carro, a falta de modelos daquela categoria pode indicar que os consumidores brasileiros não estão interessados nesse tipo de carroceria, correto? No entanto, isso pode ser apenas um mito.
O fim das station wagons, minivans e hatchbacks médios no mercado automobilístico brasileiro
As categorias de carros station wagons (peruas), minivans (ou monovolumes) e hatchbacks médios praticamente sumiram do mercado automobilístico brasileiro. Com poucas exceções de modelos importados, não há mais nenhum carro dessas categorias que venda em grande quantidade. O Chevrolet Cruze, que era um dos poucos sobreviventes, teve sua produção encerrada recentemente.
No mês atual, o setor de Dados e Estatísticas da Mobiauto coletou informações sobre os preços de diversos modelos de carros de três categorias diferentes. Primeiramente, foram calculados os valores médios entre janeiro e maio de 2022, e então comparados com os preços registrados no mesmo período do ano passado.
Surgiu uma boa notícia: na média, esses carros perderam somente 3,29% no último ano. Foram pesquisados 26 veículos dos três segmentos, com anos/modelos que variam entre 2013 e 2022, compondo um total de 112 carros apurados.
Como critério, os analistas da Mobiauto só consideraram para o estudo veículos com número expressivo de anúncios, tanto no primeiro período como no segundo.
Quando separados por categorias, outra surpresa: as depreciações médias revelam uma ótima performance das peruas e das minivans, sobretudo por se tratar de veículos com aposentadoria registrada há mais tempo do mercado de veículos 0km, e também pelo forte apelo para uso familiar que conservam.
Pesquisa revela baixa depreciação em carros mais antigos e com apelo familiar no Brasil
Segundo uma pesquisa da Mobiauto, os carros pesquisados perderam somente 3,29% no último ano. Foram analisados 26 veículos dos três segmentos, com anos/modelos que variam entre 2013 e 2022, compondo um total de 112 carros apurados. A pesquisa levou em consideração somente veículos com número expressivo de anúncios.
Percebeu-se que as peruas e as minivans tiveram uma ótima performance quanto à depreciação média, mesmo sendo veículos com aposentadoria registrada há mais tempo no mercado de veículos 0km. Além disso, esses tipos de veículos têm forte apelo para uso familiar.
Confira os percentuais médios de desvalorização de cada categoria:
- Station wagons – 2,40%
- Minivans – 2.71%
- Hatches médios – 7,01%
O economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, que coordenou o trabalho, acredita que o estudo esteja derrubando um paradigma:
“Isso podia acontecer nos anos 1980, quando só tínhamos quatro montadoras. Hoje, com mais de 50 marcas e algumas centenas de carros diferentes, os modelos de segmentos descontinuados possuem clientela fiel e há quem não abra mão do carro preferido. Observamos esse fenômeno diariamente com os clientes de peruas, que são os veículos que menos perderam valor, por sinal”, afirma Castro Jr.
Mas por qual motivo esses carros teriam sucumbido como 0km e mantido o interesse do consumidor no segmento de usados?
“No caso dos carros novos, a resposta é bem simples: foi o fenômeno dos SUVs. Eles têm ampliado a participação ano a ano e centralizam muito qualquer faixa de mercado acima dos R$ 120 mil”, analisa o especialista. A sobrevivência no mercado de usados viria de um relaxamento em relação às perdas percentuais menores que são inerentes a esse mercado.
“Quando você adquire um carro 0km, já sabe que a perda nos dois primeiros anos será maior. Já a compra do usado, e sua futura revenda, pressupõe diversos outros fatores, como o estado geral do veículo, a quilometragem, os opcionais. Ou seja, o risco de perder dinheiro no 0km é muito maior. Por isso que se mantém a liberdade de comprar o seminovo que mais agrada, mesmo que seja de um segmento fora de linha, como as peruas e minivans”, afirma Castro Jr.
Os resultados do levantamento surpreenderam. De um total de 112 modelos avaliados, 25 obtiveram o êxito de anotar valorização de um ano pra cá, tendo a minivan Nissan Grand Livina 2013 como campeã, com 16,76% de alta.
Mas por que uma valorização tão acentuada nesse modelo? “Simples: ela tem somente dez anos de uso, um custo final acessível, ao redor de R$ 40 mil, e possui sete lugares”, opina Castro Jr. “E o melhor de tudo isso: reina praticamente sozinha nesse nicho de mercado.”
Confira os dez veículos mais valorizados do levantamento – preço atual (valorização):
- Nissan Grand Livina 2013 – R$ 41.372,22 (16,76%)
- Mercedes-Benz A250 2018 – R$ 219.375,47 (11,20%)
- Fiat Bravo 2013 – R$ 45.060,29 (8,77%)
- VW SpaceFox 2017 – R$ 60.688,76 (7,03%)
- Citroën C4 2014 – R$ 41.466,32 (6,83%)
- Volvo V60 2013 – R$ 82.730,00 (5,88%)
- VW Passat Variant 2014 – R$ 86.007,06 (4,89%)
- Kia Soul 2016 – R$ 80959,89 (4,78%)
- Ford Focus Hatch 2019 – R$ 73.902,10 (3,98%)
- VW Golf Variant 2016 – R$ 93.892,88 (3,73%)
O especialista destaca que, entre os dez modelos do ranking, há oito montadoras listadas. Isso mostra que o fato de um carro estar fora de linha não é mais um problema. Isso não é uma conquista específica de uma determinada marca, mas sim de todo o mercado, onde é possível encontrar carros nacionais e importados, em todos os três segmentos pesquisados.
Confira agora os dez carros que mais se desvalorizaram:
- Chevrolet Spin 2022 – R$ 96.629,08 (-17,67%)
- Citroën C4 Picasso 2018 – R$ 94.184,00 (-17,01%)
- Chevrolet Cruze Sport 2022 – R$ 110.370,37 (-16,70%)
- MINI Cooper 2019 – R$ 182.281,90 (-13,67%)
- MINI Cooper 2022 – R$ 260.750,00 (-12,64%)
- Volvo V40 2019 – R$ 11.8.298,00 (-10,99%)
- Kia Soul 2019 – R$ 90.211,84 (-10,87%)
- Chevrolet Spin 2021 – R$ 91.707,63 (-10,59%)
- Fiat Palio Weekend 2015 – R$ 45.822,36 (-10,41%)
- Honda Fit 2021 – R$ 93.621,29 (-10,20%)
Segundo destaca Castro Jr., as variáveis são as mesmas: há carros produzidos no Brasil ou vindos de fora e persiste a presença de peruas, minivans e hatches. Onde estaria a diferença?
Observe o ano e modelo dos carros na lista acima. Eles são bem mais recentes. Enquanto os carros que tiveram um alto valor de revenda tinham em média oito anos de uso, esses modelos que não tiveram um bom desempenho na pesquisa têm pouco mais de três anos. Isso é devido ao fenômeno de um carro desvalorizar mais rapidamente logo após a compra, como o especialista explica.
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