O Brasil está acompanhando o crescimento do comércio de carros elétricos?
O setor automotivo que mais cresce no mundo é sem dúvida o de carros elétricos. Estes novos modelos possuem motorização total ou parcialmente elétrica. Ou seja, não utilizam combustível à combustão.
Para poder receber esse novo segmento de veículos o Brasil precisa se adequar. Colocar mais pontos de recargas, equipar oficinas para efetuar manutenção e ajustes nos modelos, as casas de usuários precisam ser ajustadas para poder recarregar as baterias de forma correta e muito mais.
Porém, o Brasil está pronto pra isso? Acompanhe nossa notícia e veja mais detalhes.
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Carros elétricos no Brasil
O número de empregos em carros elétricos e híbridos aumentou 66,5% em 2020 em relação a 2019. Um total de 19.745 veículos elétricos foram vendidos. Mas temos a infraestrutura necessária para receber esses veículos?
As questões estruturais são uma questão global. Estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE) sugerem que, se os veículos elétricos forem responsáveis por 30% do mercado de automóveis até 2030, serão necessários entre 14 milhões e 30 milhões de estações de recarga globalmente. Em 2018, apenas 600.000 estavam disponíveis.

Hoje, existem cerca de 500 postos de recarga para carros elétricos no Brasil. O investimento cresceu nos últimos três anos, principalmente devido ao aumento do número de postos públicos de carregamento. Em 2018, um marco importante foi a abertura do corredor da Via Dutra que liga o Rio de Janeiro a São Paulo. A Via é o maior corredor de estações de carregamento de VEs da América Latina.
Esse número é quase quatro vezes o que era há nove anos, quando os carros só podiam percorrer cerca de 110 quilômetros por carga.
A maior desvantagem dos EVs ainda para os brasileiros é o preço. No entanto, os incentivos de aquisição, que discutiremos a seguir, podem apresentar um obstáculo final para a adoção de VEs no Brasil.
Outro fator que precisa ser levado em conta é que os fornecedores se preocupam com a perda de receita para serviços como verificações de quilometragem, manutenção de rotina e até simples trocas de óleo. Por isso, as empresas já estão pensando em como expandir seus negócios e trabalhar com o governo para criar infraestrutura e postos de recarga.
Hoje, os carros vendidos nos EUA podem viajar em média 800 quilômetros por reabastecimento, em comparação com apenas 400 quilômetros para veículos elétricos. Por isso, comunicar essa nova forma de lidar com os carros é um desafio e uma meta para os revendedores.
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