Como calcular o valor do pedágio na sua viagem?
Antes de mais nada, é importante entender o que é o pedágio. Esse sistema de cobrança é aplicado em algumas cidades e vias interestaduais e é obrigatório para atravessar determinadas regiões. O valor pode variar em cada passagem e é influenciado pela manutenção e infraestrutura da estrada, além do tipo de veículo utilizado.
Mas por que alguns pedágios são mais caros que outros? O valor pode ser influenciado pelo “multiplicador de tarifa”, que aumenta a cobrança conforme a categoria do veículo. Por exemplo, caminhões podem ter um multiplicador de “2,0” enquanto motos têm um multiplicador de “0,5”.

Para ajudar os motoristas a planejar melhor suas viagens, a Zapay apresenta algumas dicas para calcular o valor dos pedágios em poucos passos:
- Defina sua rota: pesquise as condições das estradas na rota da sua viagem e considere rotas alternativas.
- Considere o tipo de veículo utilizado: lembre-se de que veículos pesados pagam mais caro pelo pedágio em comparação com os automóveis de passeio.
- Contabilize as praças de pedágio no caminho: verifique as praças de pedágio existentes em diferentes trechos do país no site da ANTT.
- Use aplicativos e sites para calcular o pedágio: existem diversas ferramentas, como Google Maps, Waze, Mapeia, Rotas Brasil, Sem Parar, QualP e WikiRota, que podem auxiliar na estimativa do valor dos pedágios.
Vale lembrar que a evasão de pedágio é considerada uma infração de trânsito grave e pode acarretar multa e pontos na CNH. Segundo dicas da Zapay, caso não tenha dinheiro na hora de passar pela praça de pedágio, é possível preencher um formulário e pagar o boleto posteriormente. Agora que você já sabe como calcular o valor do pedágio, pode planejar melhor suas viagens e evitar surpresas no bolso!
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!