Como cuidar de um carro elétrico? Dicas de Manutenção, carregamento e baterias
Um carro elétrico é movido por bateria em vez de combustível, e possui um ou mais motores elétricos que fornecem energia às rodas. Em contrapartida, um carro a combustão utiliza um motor térmico alimentado por gasolina, etanol, diesel ou GNV para gerar energia.
Os componentes de um carro elétrico são muito menos complexos do que os do motor a combustão. Fios de alta tensão levam eletricidade até o inversor, que converte corrente contínua (DC) armazenada nas baterias para corrente alternada (AC) aplicada ao motor. O diferencial se conecta diretamente ao motor elétrico, dispensando o uso da caixa de câmbio.
Um sistema importante nos carros elétricos é o de regeneração, que funciona como “freio-motor” e ajuda a recuperar a energia cinética dissipada nas frenagens, convertendo-a em eletricidade e enviando-a novamente às baterias.

As baterias do carro elétrico são formadas por módulos múltiplos e as mais conhecidas são as de íons de lítio. Recentemente, tem-se disseminado o uso de baterias do tipo LFP (fosfato de ferro lítio), um tipo diferente de íons de lítio, menos eficiente no aproveitamento energético, mas mais baratas e com maior vida útil.
A capacidade de armazenamento de energia das baterias é medida em kWh (quilowatt-hora), de modo que o consumo será determinado em km/kWh. Para medir a autonomia do carro elétrico, órgãos oficiais submetem os veículos a diferentes tipos de testes de duração da energia armazenada.
Para recarregar as baterias do carro elétrico é preciso procurar um eletroposto ou uma tomada doméstica. Há dois tipos de recarga: a lenta, por corrente alternada (AC) que pode variar entre os 220V de uma tomada doméstica ou até 7 ou 8 ou 11 kW em um eletroposto.
Guia do Conteúdo
Carros elétricos: conheça suas principais características e funcionalidades
Os carros elétricos são uma alternativa aos carros a combustão, pois são alimentados por bateria em vez de combustível. Seus componentes são menos complexos e possuem alta eficiência energética. Além disso, possuem sistema regenerativo que ajuda a recuperar a energia cinética dissipada nas frenagens.
As baterias dos carros elétricos são formadas por módulos múltiplos e possuem capacidade de armazenamento de energia medida em kWh. A recarga pode ser feita em eletropostos ou tomadas domésticas, em dois tipos de recarga: lenta ou rápida. A autonomia do carro elétrico é medida em testes de duração da energia armazenada.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
