Veja o que é possível fazer quando não tiver dinheiro em espécie para pagar pedágio

Muitas praças onde deve-se pagar pedágio contam ainda com uma única opção para fazer um pagamento, sendo que ela é o dinheiro, porém muitas vezes nós não portamos nenhum dinheiro em mãos para pagar, no caso estamos falando de moeda viva. Veja algumas opções para pagar pedágio sem dinheiro em espécie.

Passar por um pedágio sem pagar pode gerar uma infração comum cometida diariamente em estradas de todo o Brasil, segundo a Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, aponta que mais ou menos 30 veículos por hora praticam a infração no pedágio. A evasão é referente ao ato de não pagar as tarifas e cometer uma infração, que ao ano é equivalente a 262,8 mil infrações.

Foto de carros indo pagar pedágio
Foto: Divulgação.

Veja agora outros meios para pagar pedágio sem dinheiro em espécie

  1. Cartão de crédito ou débito: muitas cabines de pedágio agora aceitam cartões de crédito e débito. Verifique se a cabine em que você está tem essa opção e, se tiver, basta inserir o cartão na máquina e seguir as instruções.
  2. Pagamento eletrônico: muitas estradas e rodovias têm sistemas de pagamento eletrônico, como o Sem Parar, o ConectCar e o Veloe. Com esses sistemas, você pode pagar o pedágio sem parar na cabine, já que o pagamento é feito automaticamente por um dispositivo instalado no veículo.
  3. Aplicativos de pagamento: alguns aplicativos, como o PicPay e o Mercado Pago, permitem que você pague o pedágio através do seu smartphone. Basta abrir o aplicativo, selecionar a opção de pagamento de pedágio e seguir as instruções.
  4. Dinheiro trocado: se você não tiver dinheiro em espécie, mas tiver moedas ou notas menores, deve ser possível pagar pedágio com elas. Verifique com o atendente da cabine se é possível fazer o pagamento com o dinheiro que você tem.
  5. Empréstimo: em algumas situações extremas, pode ser necessário pedir emprestado dinheiro para pagar pedágio. Verifique se há algum posto de gasolina ou comércio próximo que possa emprestar o valor necessário, ou se algum dos passageiros do veículo pode ajudar com o pagamento.
  6. Vale destacar que é possível utilizar o Pix para pagar pedágios. Desde novembro de 2020, os sistemas de cobrança de pedágio das rodovias brasileiras estão obrigados a aceitar o Pix como forma de pagamento.

E aí o que você achou destas dicas? Deixe a sua opinião sobre logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor!

Pedágio aceita PIX?

Os pedágios brasileiros aceitam PIX desde novembro de 2020.

5/5 - (1 votos)

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias BYD Tan EV está com mais de R$100 mil de desconto

A montadora chinesa BYD surpreendeu o mercado automotivo ao lançar uma promoção agressiva para o…

Gabriel Schmoller
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário