Do Kicks Play ao novo Kicks 2026: descubra o que mudou de verdade

A Nissan segue sua estratégia de oferecer duas versões do mesmo SUV em paralelo. Enquanto a nova geração do Kicks 2026 chega para brigar com Hyundai Creta, VW T‑Cross e Honda HR‑V, o Kicks Play permanece como opção de entrada, enfrentando modelos como Fiat Pulse e VW Tera. O mesmo ocorreu no passado com o Versa e o V‑Drive.

A versão 2026 é visivelmente mais sofisticada e robusta. Não só cresceu em tamanho e recebeu motor turbo, mas também ganhou tecnologias avançadas de assistência e um visual mais contemporâneo—mudanças importantes para sua evolução.

Novo Nissan Kicks azul na estrada.
Novo Nissan Kicks azul na estrada Foto: Divulgação

Tamanho e espaço: dimensões reforçadas

Entre os dois Kicks, a diferença é clara: o modelo 2026 cresceu em todas as direções. O comprimento aumentou para 4,365 m (+55 mm); a largura avançou para 1,800 m (+40 mm); a altura ficou em 1,620 m (+10 mm); o entre‑eixos subiu de 2,620 para 2,655 mm (+35 mm). A altura livre do solo permanece em 200 mm.

O porta‑malas agora conta com 470 L (+38 L) e o tanque de combustível passou de 41 L no Play para 48 L no novo modelo. Esses ganhos de espaço são perceptíveis no uso diário, principalmente para quem viaja com frequência.

Mecânica: do aspirado ao turbo moderno

O coração do novo Kicks é o motor 1.0 turbo flex da família Renault/Horse, com injeção direta, que entrega 125 cv no etanol e 120 cv na gasolina, além de frenagem com torque de até 22,4 kgfm. Ele trabalha com câmbio DCT de dupla embreagem de seis marchas, primeira vez em um Nissan compacto nacional.

O Kicks Play segue com o antigo 1.6 aspirado, 113 cv de potência (etanol) e torque em torno de 15 kgfm, combinado com câmbio CVT de seis marchas simuladas. O motor já veterano é eficiente, mas já não impressiona.

No desempenho, curiosamente, o Kicks novo acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos, enquanto o Play faz em 11,8 s. Isso se deve ao peso maior do novo (1.366 kg contra 1.122 kg), por conta dos equipamentos extras, turbocompressor e reforços estruturais.

Nissan Kicks XPlay 2024.
Novo Nissan Kicks XPlay 2024 traz um visual esportivo. Foto: Divulgação

Tecnologia: salto na conectividade e segurança

A nova plataforma CMF-B High Spec brinda o Kicks 2026 com recursos de assistência semiautônoma ProPILOT, que centraliza o veículo na faixa, ajusta velocidade e mantém distância do carro à frente de forma autônoma. O freio de estacionamento se torna eletrônico e discos traseiros substituem os antigos tambores.

O cockpit é moderno: central multimídia de 12,3″ e painel digital de até 12,3″, integrados harmoniosamente no painel, com materiais suaves ao toque e iluminação ambiente. E o teto solar panorâmico elétrico é novidade absoluta no modelo.

No visual, faróis full-LED, rodas aro 19″ nas versões mais caras e retoques gerais tornam o design mais atual. Enquanto isso, o Kicks Play mantém faróis halógenos, rodas aro 17″ e multimídia básica com espelhamento por cabo.

Conforto e uso real: modelos para diferentes perfis

O Kicks Play continua competitivo como SUV de entrada, entregando conforto aceitável, bom espaço interno e consumo eficiente a um preço acessível. Contra concorrentes de entrada como Tera e Kardian, ainda se destaca.

Por outro lado, o Kicks 2026 se coloca entre os premium acessíveis da categoria, oferecendo pacote completo com assistentes de condução, centro multimídia moderno, motor turbo e visual atualizado—pronto para disputar espaço com modelos mais caros.

Há rumores sobre um futuro SUV chamado Kait, que se situaria entre o Play e o novo Kicks. Flagrado em testes no Brasil, o Kait deve chegar em 2026, potencialmente com design original e segmento diferenciado.

Traseira do Novo Nissan Kicks azul.
Traseira do Novo Nissan Kicks azul Foto: Divulgação

Rótulos distintos para dois públicos

O comparativo mostra que os dois Kicks têm propostas claras:

  • Kicks Play atrai quem quer um SUV bom, simples e barato — ideal para quem prioriza valor e confiabilidade.
  • Kicks 2026 mira quem busca mais espaço, conforto, tecnologia e uma experiência de condução atualizada, sem chegar aos preços dos concorrentes Premium.

A escolha entre eles vai depender do uso e do perfil do comprador, mas uma coisa é certa: o nome Kicks hoje representa duas realidades distintas, direcionadas a públicos diferentes. Desse modo, a Nissan amplia alcance e mantém relevância numa categoria cada vez mais competitiva.

Vale a pena vender o seu veículo no Feirão de carros usados?

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Citroën C3 vira o carro mais barato do Brasil: confira o novo preço

Em 2025, a Citroën decidiu movimentar o setor com uma estratégia agressiva de descontos que…

Gabriel Schmoller
Notícias Peugeot 3008 e 5008 chegam cheios de novidades

A Peugeot, renomada marca francesa, apresenta a nova geração dos SUVs 3008 e 5008, modelos…

Gabriel Schmoller
Notícias Ford Ranger tem descontos de até R$ 42 mil em setembro

A Ford anunciou condições especiais para a compra da Ranger durante setembro de 2025, voltadas…

Gabriel Schmoller
Notícias 5 carros usados para entrega a partir de R$ 25 mil

Para autônomos e pequenos empresários, carros usados para entrega são essenciais. Eles oferecem economia, robustez…

Gabriel Schmoller
Notícias Descubra as 6 versões mais desejadas do Volkswagen Polo no mercado de usados

O Volkswagen Polo é um dos hatches mais populares e marcantes do Brasil. Desde o…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário