Jeep Compass e Commander 2025 com motor híbrido inovador para revolucionar o mercado
Com o mercado de veículos eletrificados em plena ascensão, muitas montadoras estão correndo contra o tempo para oferecer aos consumidores soluções mais sustentáveis, sem abrir mão da potência, desempenho e a experiência de condução única que seus carros oferecem. A Stellantis, gigante do setor automotivo responsável por marcas como Fiat, Jeep e Peugeot, não ficou para trás nesse processo e trouxe novidades que prometem mudar o rumo da eletrificação no Brasil, mais especificamente com os lançamentos de 2025 do Jeep Compass e do Jeep Commander, ambos com motorização híbrida flex, que vão transformar a forma como os consumidores brasileiros veem a mobilidade sustentável.

Nos últimos anos, a eletrificação de veículos tem sido tratada de forma cautelosa pelas montadoras, com as primeiras tentativas geralmente sendo feitas em modelos de maior valor agregado e preço mais elevado. Contudo, a Stellantis seguiu um caminho um pouco diferente, e os primeiros modelos híbridos flex que a marca lançou foram os mais acessíveis, como o Fiat Pulse e o Fastback T200 Hybrid. Estes, por sua vez, adotaram um sistema híbrido leve de 12 Volts, marcando o início de uma nova era para a mobilidade sustentável no Brasil.
Os próximos passos para Jeep: a chegada do sistema híbrido no Compass e no Commander
Agora, a Stellantis prepara a chegada de uma versão mais sofisticada para o Jeep Compass e o Commander, ambos com o sistema híbrido leve flex, que promete elevar ainda mais o nível de eficiência e sustentabilidade desses modelos. A expectativa é que, no segundo semestre de 2025, a linha de SUVs médios da Jeep seja a próxima a receber esse novo motor híbrido, que foi denominado de T270 Hybrid e-DCT. Este conjunto é composto pelo motor 1.3 GSE turbo de 4 cilindros e 16 válvulas, com injeção direta de combustível e o sistema MultiAir III, que já é conhecido por proporcionar um excelente desempenho com baixo consumo. Esse motor será combinado a um motor elétrico de 48 Volts, o que torna o sistema ainda mais eficiente em termos de consumo de combustível e desempenho.

O que é um híbrido leve e como ele se diferencia dos híbridos tradicionais
Um ponto importante a ser destacado em relação ao motor híbrido da linha 2025 do Jeep Compass e Commander é que ele se trata de um “híbrido leve” (MHEV), ou seja, um sistema híbrido que não tem a capacidade de propulsão totalmente elétrica, como é o caso dos híbridos tradicionais (HEV) ou dos híbridos plug-in (PHEV). Esse “híbrido leve” se diferencia principalmente pela tensão do sistema elétrico, que é de 48 Volts, o que limita a capacidade de aceleração total a partir do motor elétrico.
A importância do câmbio de dupla embreagem no novo sistema híbrido
Outro ponto fundamental para o bom funcionamento do motor híbrido do Compass e do Commander 2025 é a escolha da transmissão. Para esse novo sistema híbrido, a Stellantis optou por um câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas, o que representa uma melhoria significativa em relação ao câmbio automático convencional. A principal vantagem do câmbio de dupla embreagem é que ele permite uma transição mais rápida e suave entre o motor a combustão e o motor elétrico, além de possibilitar que os dois motores funcionem em conjunto, o que melhora a eficiência geral do sistema.
Como funciona a frenagem regenerativa e qual é o seu papel no sistema híbrido
A frenagem regenerativa é uma das tecnologias mais importantes em veículos híbridos, pois ajuda a recuperar energia que seria desperdiçada durante a frenagem, utilizando-a para recarregar a bateria do motor elétrico. No caso do Jeep Compass e do Commander 2025, essa tecnologia será fundamental para garantir uma maior eficiência e autonomia do sistema híbrido. Durante a frenagem, a energia gerada pelo movimento do veículo é convertida em eletricidade e armazenada na bateria de íons de lítio, que tem uma capacidade de 0,9 kWh.
A proposta de mobilidade sustentável da Jeep com o T270 Hybrid e-DCT
A Stellantis está se posicionando de forma estratégica no mercado de carros híbridos e elétricos, oferecendo soluções que atendem tanto às necessidades de quem busca um veículo mais sustentável quanto àqueles que não querem abrir mão do desempenho e da experiência de condução. Com o novo sistema híbrido do Jeep Compass e Commander, a marca oferece aos consumidores brasileiros uma opção de SUV que une eficiência energética, tecnologia avançada e potência em um só pacote.

Expectativas para o futuro e a adaptação do mercado brasileiro aos híbridos flex
A chegada do motor híbrido no Jeep Compass e Commander 2025 representa um marco importante para o mercado automotivo brasileiro. Com a crescente demanda por soluções mais sustentáveis e eficientes, os consumidores estão cada vez mais dispostos a adotar novas tecnologias, desde que estas não comprometam o desempenho e o conforto dos veículos.
A tendência de um futuro mais sustentável
Com a introdução do motor híbrido flex nos modelos Compass e Commander, a Stellantis está consolidando sua presença no mercado de carros híbridos e mostrando que a eletrificação está ao alcance de todos. A combinação de tecnologias avançadas, como a frenagem regenerativa, o câmbio de dupla embreagem e o motor elétrico de 30 cv, promete transformar a forma como os motoristas brasileiros experienciam a condução de seus SUVs, sem abrir mão da potência, conforto e desempenho.
Agora, com o aumento da competitividade e da demanda por soluções mais ecológicas, a tendência é que mais modelos híbridos e elétricos cheguem ao mercado, abrindo portas para um futuro mais sustentável, onde a mobilidade não precisa ser um desafio para o meio ambiente.