Confira qual o pedágio mais caro do Brasil e como isso começou

As rodovias brasileiras há muito tempo cobram pedágio para garantir a manutenção e segurança nas estradas. Mas você sabe de onde surgiu essa taxa e por que é tão importante? De acordo com uma reportagem da Gazeta do Povo, o pedágio começou a ser cobrado no Brasil no século XVIII, quando a coroa portuguesa passou a cobrar 20% do valor de gado conduzido na Rota dos Tropeiros, ligando o Sul a São Paulo e Minas Gerais, após um terremoto em Lisboa.

O modelo atual de pedágio começou a partir do Programa de Concessões de Rodovias, implementado entre 1994 e 1997 durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Esse programa previa a exploração de rodovias mediante a cobrança de pedágio, além da prestação de serviços de recuperação, melhoramentos, conservação, manutenção e aumento de capacidade das rodovias e serviços aos usuários.

O valor do pedágio pode variar de acordo com o trecho. No entanto, o estado com o pedágio mais caro é São Paulo, na Rodovia dos Imigrantes (SP-160) e Rodovia Anchieta (SP-150), onde é cobrado R$ 33,80 para carros.

Confira qual o pedágio mais caro do Brasil e como isso começou
Confira qual o pedágio mais caro do Brasil e como isso começou

Muitos se perguntam por que precisamos pagar pelo pedágio. A resposta está em um dos principais objetivos da medida: solucionar problemas relacionados à falta de investimento e manutenção das rodovias. O valor arrecadado nos postos de pedágio é utilizado para a manutenção e melhorias dos trechos privatizados, proporcionando segurança aos motoristas, além de serviços como guincho e atendimento médico 24 horas.

O Ministério dos Transportes está elaborando um novo modelo de concessão de rodovias que garanta tarifas mais baixas para o consumidor. Com isso, espera-se atrair mais investimentos para a recuperação e ampliação das estradas. Além disso, um estudo feito pela Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes visa ter concessões em trechos com problemas estruturais, mas ainda não há um modelo definido.

Recentemente, a BR-101 (Rio-Santos) implementou um modelo de pedágio sem paradas, chamado Free Flow, ligado ao Grupo CCR. O sistema permite o pagamento automático por meio de três pórticos instalados na rodovia. Com esse novo modelo, espera-se reduzir filas e tornar a viagem mais rápida e segura para os usuários.

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Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
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