O novo Honda Prologue 2024 é elétrico e usa a plataforma da Blazer!
A Honda acaba de oficializar o lançamento do Prologue 2024, um veículo elétrico (EV) totalmente dedicado que faz parte do projeto estratégico de eletrificação da marca. Desenvolvido com base na plataforma Ultium da General Motors, a mesma utilizada pelo Chevrolet Blazer EV e Cadillac Lyriq, o Prologue foi projetado pelo Honda Design Studio em Los Angeles.
Posicionado acima do CR-V e ao lado do Passport, o Prologue foi concebido desde o início para ser um veículo totalmente elétrico, sem opções a combustão. Suas linhas apresentam uma identidade de design classificada pela marca como neo-robusta, com destaque para os faróis integrados à grade dianteira, lanternas horizontalizadas e interligadas, e rodas de 21 polegadas. Na traseira, o logotipo tradicional da marca é substituído pelo grafismo “Honda” por extenso.

No interior, o Honda Prologue segue as últimas tendências da indústria automotiva, com um painel composto por telas digitais e acabamento feito com diversos materiais. O painel de instrumentos possui 11 polegadas, enquanto a tela do sistema de entretenimento é um pouco maior, com 11,3 polegadas. Os comandos do ar-condicionado ainda são operados por botões físicos, como prometido pela própria Honda.
Uma das características que chama atenção no Prologue é sua enorme distância entre-eixos de 3.094 milímetros, uma medida comum em veículos elétricos dedicados. Para efeito de comparação, o CR-V possui 2.701 mm e o Passport cerca de 2.820 mm. Em termos de dimensões, o Prologue tem 4.877 mm de comprimento, 1.989 mm de largura e 1.643 mm de altura.

Quanto à parte mecânica, o Prologue estará disponível em versões com motor único ou duplo. Embora as especificações completas ainda não tenham sido divulgadas, a versão com tração integral terá uma potência de 292 cv e torque de 46 kgf.m. A Honda estima que a bateria de 85 kWh fornecerá uma autonomia de 480 km na configuração mais eficiente. No entanto, com tração nas quatro rodas e rodas maiores, o alcance cai para 418 km.
Em relação ao tempo de recarga, uma estação doméstica de 11,5 quilowatts leva aproximadamente 8 horas para carregar a bateria completamente. Um kit de carregamento portátil de 7,6 kW também estará disponível. Além disso, será possível realizar o carregamento rápido em corrente contínua (DC) de até 155 kW, que adiciona 107 km de autonomia em apenas 10 minutos. Vale ressaltar que rivais como Hyundai Ioniq 5 e Volkswagen ID.4 possuem capacidades de carregamento DC ainda maiores, com 170 kW e 220 kW, respectivamente.

As vendas do Prologue estão previstas para começar no próximo ano nos Estados Unidos. A Honda também promete expandir seu portfólio de veículos elétricos até 2025, com o lançamento de um novo modelo desenvolvido em plataforma própria. A marca tem como objetivo atingir 100% de vendas de veículos com emissões zero até 2024.
