Volkswagen Tera: O Herdeiro do Gol e Fusca?
A Volkswagen lança o Tera, um SUV compacto com uma missão ambiciosa: herdar o legado de ícones como o Gol e o Fusca no coração dos brasileiros.

A montadora alemã projeta que o Volkswagen Tera se torne um dos carros mais vendidos de sua história no Brasil, uma meta tão audaciosa que sua silhueta é sutilmente estampada no vidro traseiro, ao lado das de seus antecessores ilustres.
Chegando ao mercado em quatro versões, com preços entre R$ 99.990 e R$ 139.990, o Tera promete ser um forte competidor. Curiosamente, a versão topo de linha, High, que foi testada pela Autoesporte, tem um preço de entrada inferior ao de rivais como o Fiat Pulse Impetus Hybrid e o Renault Kardian Premiere Edition, ambos com valores acima de R$ 146.990.
Guia do Conteúdo
Motorização e Performance: O Equilíbrio em Jogo
Sob o capô, as configurações mais elevadas do novo SUV de entrada da Volkswagen abrigam o familiar motor 1.0 turbo flex (170 TSI). Este propulsor de três cilindros, 12 válvulas e injeção direta de combustível, parte da família EA211, trabalha em conjunto com um câmbio automático de seis marchas AQ160 da Aisin.
Com a mesma calibração encontrada no Polo TSI, o Volkswagen Tera High entrega 116 cv de potência quando abastecido com etanol e 109 cv com gasolina. O torque, consistente em ambos os combustíveis, é de 16,8 kgfm.
No entanto, em uma comparação direta com seus principais concorrentes, o Tera se mostra um pouco menos potente. O Fiat Pulse, por exemplo, oferece 130 cv, e o Renault Kardian chega a 125 cv. No quesito torque, a diferença é mais acentuada, com os rivais apresentando 20,4 kgfm e 22,4 kgfm, respectivamente.
Eficiência no Consumo e Aceleração Aprimorada: Os Pontos Fortes do Tera
Se o desempenho em aceleração não é seu cartão de visitas principal, o consumo de combustível é onde o Volkswagen Tera realmente se destaca. Nos testes da Autoesporte, com o SUV abastecido com gasolina e com o ar-condicionado ligado, as médias foram impressionantes: 11,5 km/l em ciclo urbano e notáveis 17,3 km/l em rodoviário. Esses números superam até mesmo os valores homologados pelo Inmetro, que são de 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.

O Tera brilha ainda mais ao superar veículos com algum nível de eletrificação. O Pulse Hybrid, por exemplo, um híbrido leve (MHEV), registrou em testes médias de 11,3 km/l (urbano) e 15,1 km/l (rodoviário), evidenciando a notável eficiência do Tera, mesmo sem qualquer tipo de hibridização.
Uma notícia excelente para os futuros proprietários do Tera, e que deve se estender a outros modelos da marca, é a significativa redução do famoso delay na aceleração. A Volkswagen esclarece que esse atraso na resposta do pedal, comum em outros veículos da linha, está relacionado às exigências da legislação de emissões (Proconve L8).
Dirigibilidade, Segurança e Espaço Interno: O DNA Volkswagen
No uso diário, o Tera demonstra o DNA de dirigibilidade da Volkswagen. A suspensão, que combina McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, apesar de um ajuste exclusivo, mantém o equilíbrio característico da marca entre conforto e rigidez. Esse conjunto, somado a uma excelente posição de dirigir, confere ao Tera uma das melhores dirigibilidades do segmento.
A segurança é um pilar importante do Tera. A versão High se destaca por ser a única da categoria com freio a disco nas quatro rodas, um diferencial que se traduz em frenagens mais rápidas e, consequentemente, mais seguras. Em nossos testes, o Tera levou apenas 37,4 metros para parar completamente vindo de 100 km/h, um desempenho superior ao do Fiat Pulse, que precisou de 42,4 metros para o mesmo feito.
Em termos de espaço interno, o Tera oferece uma experiência familiar para quem já conhece Polo e Nivus, com os mesmos 2,57 metros de entre-eixos. O espaço para pernas e cabeça é adequado, embora possa ser um pouco limitado para passageiros muito altos no banco traseiro.
Acabamento e Tecnologia: Um Salto de Qualidade
O acabamento interno do Tera surpreende positivamente, indo além do esperado para um Volkswagen de sua categoria. Embora o plástico rígido ainda predomine, o painel e as portas dianteiras recebem revestimento em couro sintético com um toque levemente macio, elevando a percepção de qualidade.
O painel é totalmente novo em relação aos seus irmãos de plataforma, e o interior apresenta diversas texturas criativas. A versão High, especificamente, conta com bancos revestidos de couro sintético, conferindo à cabine uma sensação de modernidade e um acabamento superior, até mesmo em comparação com Nivus ou T-Cross.
Na conectividade, o Volkswagen Tera High incorpora o conhecido painel de instrumentos Active Info Display de 10,25 polegadas (as demais versões contam com tela de 8 polegadas). A central multimídia é sempre a VW Play Connect de 10,1 polegadas, com a funcionalidade já aclamada da marca e conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.
O sistema ainda oferece jogos nativos e, a partir do segundo semestre, será atualizado com um assistente de inteligência artificial chamado Otto.
Duas novidades bem-vindas são o carregador de celular por indução com ventilação, posicionado em um nicho prático à frente da manopla de câmbio, e as entradas USB-C reposicionadas para a lateral da alavanca, facilitando o acesso. Curiosamente, o Tera não oferece freio de estacionamento eletrônico (presente no Kardian) nem teto solar (opcional no Pulse 2026).
A lista de itens de segurança é um dos grandes diferenciais do Tera, reforçando seu apelo no mercado: seis airbags, câmera de ré (cuja qualidade poderia ser melhor), sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, freio a disco nas quatro rodas, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), alerta de saída de faixa, assistente de partida em rampa, frenagem automática pós-colisão, detector de fadiga, controle da pressão dos pneus e controles de estabilidade e de tração.
Veredito: O Volkswagen Tera é o Próximo Grande Ícone da Volkswagen?
Com um pacote de equipamentos surpreendentemente completo, um forte foco em segurança e uma eficiência de combustível que o coloca à frente de muitos concorrentes, o Volkswagen Tera possui, sim, um grande potencial para se tornar o sucessor de Gol e Fusca que a Volkswagen tanto almeja. Apesar de seu desempenho em aceleração não ser o mais explosivo do segmento, ele entrega um valor agregado significativo, superando os rivais em equipamentos por um preço mais acessível.

Pontos Fortes: Dirigibilidade exemplar, lista de equipamentos generosa, eficiência de frenagem e excelente consumo de combustível. Pontos a Melhorar: Desempenho em aceleração em comparação com alguns rivais, ergonomia dos comandos do ar-condicionado e um residual delay na aceleração, apesar de minimizado.
Dados Detalhados do Teste: Volkswagen Tera High TSI AT (Fonte: Autoesporte)
ACELERAÇÃO
- 0 – 100 km/h: 11,7 s
- 0 – 400 m: 18,1 s
- 0 – 1.000 m: 32,7 s
- Velocidade a 1.000 m: 163 km/h
- Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
RETOMADA
- 40 – 80 km/h (D): 4,7 s
- 60 – 100 km/h (D): 6,1 s
- 80 – 120 km/h (D): 7,5 s
FRENAGEM
- 100 – 0 km/h: 37,4 m
- 80 – 0 km/h: 23,7 m
- 60 – 0 km/h: 13,8 m
CONSUMO (Com Gasolina)
- Urbano: 11,5 km/l
- Rodoviário: 17,3 km/l
- Média Combinada: 14,4 km/l
- Autonomia Estimada em Estrada: 848 km
Ficha Técnica Completa – Volkswagen Tera High
- Motor: Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 1.0 litro, 12V, injeção direta, turbo, flex
- Potência: 116 cv (com Etanol) ou 109 cv (com Gasolina) a 5.000 rpm
- Torque: 16,8 kgfm a 4.250 rpm (com qualquer combustível)
- Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
- Direção: Elétrica
- Aceleração 0 a 100 km/h: 11,7 segundos (com Etanol)
- Velocidade Máxima: 184 km/h
- Suspensão: Independente McPherson (dianteira) e Eixo de Torção (traseira)
- Freios: Discos ventilados (dianteiros) e Discos sólidos (traseiros)
- Pneus: 205/55 R17
DIMENSÕES
- Comprimento: 4,15 metros
- Altura: 1,50 metros
- Largura: 1,78 metros
- Entre-eixos: 2,57 metros
- Capacidade do Tanque de Combustível: 49 litros
- Capacidade do Porta-malas (declarada pelo fabricante): 350 litros
- Diâmetro de Giro: 10,8 metros
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