Cor do carro influencia no consumo do carro? Veja a pesquisa!
Recentemente, foi levantada a dúvida se a cor do carro pode afetar o consumo de combustível. No entanto, será que isso realmente faz diferença? Embora possa parecer insignificante, a resposta é sim, ainda que de forma indireta.
Isso ocorre porque a cor da pintura na carroceria não aumenta o peso do carro ou modifica qualquer propriedade mecânica do veículo, mas afeta diretamente a temperatura dentro do carro, onde estão o condutor e os passageiros.
Guia do Conteúdo
A influência da cor do carro no consumo de combustível: mito ou realidade?
Foi divulgado pelo Laboratório Berkeley, situado na Califórnia (EUA), um estudo a respeito desse assunto. Eles colocaram dois Honda Civics iguais sob o sol, um pintado de prata e outro de preto. Ambos os carros permaneceram no mesmo local por uma hora.

Após o ensaio, foi constatado que a temperatura interna do Honda Civic prata estava entre 5° e 6° celsius mais baixa do que a unidade do sedã pintado de preto. Isso ocorreu porque a carroceria mais clara é capaz de refletir até 60% dos raios solares, enquanto a lataria preta refletiu apenas 5%.
A cor do carro sendo clara se torna mais econômico por causa do uso reduzido do ar-condicionado!
Dessa forma, o uso do ar-condicionado seria reduzido em 13% no carro prata em comparação com o carro preto, o que afeta diretamente o consumo final, tornando os veículos de cores claras mais econômicos do que seus equivalentes escuros.
Foram realizados testes para verificar se um veículo consome mais combustível com o uso do ar-condicionado e confirmou que sim, embora a diferença seja mínima.
A importância da escolha da cor do carro para o meio ambiente e economia!
Além disso, carros de cores mais escuras tendem a absorver mais calor, o que pode aumentar a temperatura interna do veículo e, consequentemente, levar a um maior uso do ar-condicionado.
Por outro lado, os carros de cores mais claras refletem mais luz e calor, o que pode ajudar a manter a temperatura interna mais baixa e, assim, reduzir o uso do ar-condicionado.
Esses fatores destacam a importância de escolher a cor certa do veículo, não apenas por questões estéticas, mas também por questões ambientais e de economia.
Além disso, é importante lembrar que a manutenção adequada do veículo, como a troca de filtros e a revisão periódica do sistema de ar-condicionado, pode ajudar a reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!