Produção de carros novos no Brasil cresce de novo: Veja números
A Anfavea divulgou dados sobre a produção de carros aqui no Brasil, e o mercado cresce novamente, a indústria registrou em novembro a melhor média diária de vendas em um período de quase dois anos, segundo a Anfavea esse foi o sétimo mês seguido com crescimento contínuo, confira mais sobre a seguir na nossa notícia.
O mercado brasileiro está em uma recuperação leve e contínua no quesito de produção, sendo que esse foi o sétimo mês consecutivo de crescimento, onde a produção ficou acima dos 200 mil carros fabricados. Todos os dados visados foram apresentados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), onde foi apontado uma produção de 215,8 mil unidades em novembro, dentre estas unidades constam comerciais leves, caminhões e ônibus.
Comparando com o mês de outubro o mercado cresceu 4,7% (outubro 206 mil unidades). E no comparado com o mesmo período de 2021 ele cresceu 4,9% (nov/2021 205,7 mil unidades). Com esse crescimento consecutivo a Anfavea afirmou que o volume total neste ano irá superar o acumulado de 2021, onde foram produzidos 2.248 milhões de unidades, sendo que este valor será superado agora na sexta-feira (9).

Confira os 10 carros mais vendidos até novembro/2022
E quando nós falamos de unidades emplacadas, podemos firmar um crescimento enorme de 12,8% sobre as negociações de outubro, mês que contou com 204 mil unidades comercializadas entre carros comerciais leves, caminhões e ônibus. Com relação ao mesmo mês de 2021, o aumento foi significativo, batendo 17,9% de crescimento.
Já quando nós falamos de carros eletrificados (Híbridos e elétricos), a Anfavea aponta que em novembro foram negociados 5 mil unidades, marcando o segundo melhor mês do histórico de eletrificados no Brasil, já que em setembro foram negociados 6.4 mil unidades emplacadas. Até então no acumulado até novembro, foram registrados 43,7 mil unidades, batendo quase 45% a mais do que o mesmo período de 2021 que contou com 30,4 mil unidades emplacadas.
O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leita, vibrou com a média diária de produção que marcou 10,2 mil unidades, ele se posicionou desta forma “É o melhor resultado desde dezembro de 2020, apesar da inflação e das dificuldades de crédito. O varejo continua em um bom ritmo de recuperação, e as vendas diretas cresceram muito, em especial as locadoras, que estão enfim recompondo a idade média de suas frotas”.
Fiat alcança quase 400 mil emplacamentos em 2022
Acompanhe nossos grupos
Nós também podemos falar das exportações de carros, que representaram um saldo positivado, tanto em novembro que contou com 43,4 mil unidades exportadas, 28 mil a mais do que o mesmo período de 2021 (novembro 2021) uma elevação de 55%. O acumulado de 450 mil unidades já atropela em 34,3% o embarque dos primeiros 11 meses de 2021, Lima Leite ainda festeja o seguinte “Restam apenas 10 mil unidades para atingir 460 mil unidades projetadas por nós para o fechamento do ano, ou seja, superaremos com folga a previsão feita em junho”, em tom de vitória.
Outro fato importante a ser destacado é internacional, o país México garantiu o segundo mês como principal destino de nossas exportações de carros, superando a Argentina que conta com restrições cambiais. Porém, no acumulado de 2022 janeiro/novembro, a Argentina liderou as exportações de carros em 29% já o México ficou em segundo com 18%, em terceiro a Colômbia com 16%, Chile com 12%, Uruguai com 7% e Peru com 5%.
E aí o que você achou da produção industrial automobilística até então em 2022 apresentados pela Anfavea? Deixe um comentário sobre logo abaixo. Aproveite e acesse o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE, e muito mais em um só lugar!