Quais são os critérios mais importantes testados para classificações de segurança?

Recursos avançados de assistência ao motorista estão tornando os veículos de passageiros mais seguros do que nunca. Para determinar as classificações de segurança específicas de um veículo, organizações especializadas em segurança no trânsito são líderes em fornecer testes de colisão. Esses testes consideram recursos padrão de segurança automotiva, como airbags, frenagem anti-travamento e cintos de segurança para determinar o desempenho do veículo em um acidente de trânsito.

Os testes são realizados por meio da simulação das consequências dos impactos frontal e lateral. O Instituto de Segurança Rodoviária (IIHS) e a Administração Nacional de Segurança no Trânsito (NHTSA) utilizam manequins presos por cintos de segurança, sendo um masculino médio no banco do motorista e um feminino adulto pequeno no banco do passageiro da frente.

A simulação replica acidentes entre dois veículos de tamanho semelhante e peso igual, batendo contra uma barreira fixa a 35 mph. Lesões na cabeça, peito, pescoço e pernas são avaliadas para determinar uma classificação precisa da segurança.

Em caso de impactos laterais, o NHTSA usa o mesmo cenário com os manequins envolvidos em uma colisão em um cruzamento com uma barreira móvel pesando 3.015 libras colidindo com o veículo estacionado a uma velocidade de 38,5 mph. Tecnologias de assistência ao motorista, como aviso de colisão frontal, aviso de saída de faixa, frenagem automática de emergência e sistema de vídeo retrovisor atendem aos testes de desempenho do NHTSA e são recomendados para uma direção mais segura.

As possibilidades de capotagem podem ocorrer quando o motorista viaja muito rápido e não consegue controlar o veículo em uma curva fechada, causando um acidente. O uso da medição do Fator de Estabilidade Estática (SSF) em um laboratório pode determinar o centro de gravidade do veículo. Combinado com um teste dinâmico para capotagem, os técnicos podem determinar a classificação da resistência à capotagem do veículo.

Quais são os critérios mais importantes testados para classificações de segurança?
Quais são os critérios mais importantes testados para classificações de segurança?

Outro aspecto importante é a força do teto dos veículos em caso de capotagem. A simulação envolve forçar uma placa metálica no teto do carro e exercer pressão extrema até que o telhado seja esmagado precisamente em 5 polegadas para determinar quanta força seria necessária para colapsá-lo. A classificação da segurança depende dessa avaliação.

As lesões por chicote são comuns como resultado das colisões traseiras. Os testes verificam o design dos bancos dianteiros e traseiros e dos encostos de cabeça do carro para determinar a resistência e proteção dos ocupantes em caso de impacto traseiro.

O sistema de freio e outros sistemas automáticos passam por testes rigorosos para determinar a capacidade do veículo evitar acidentes. O Programa de Avaliação de Carros Novos (NCAP), estabelecido pelo NHTSA, usa um programa de classificação de segurança de cinco estrelas para fornecer aos consumidores dados precisos sobre a segurança contra capotagem e proteção em caso de acidentes além das diretrizes federais. A classificação mais baixa é uma estrela, enquanto os carros mais seguros recebem cinco estrelas.

Veículos maiores como caminhonetes e SUVs têm uma área maior de pontos cegos que podem causar dificuldades para os motoristas ao tentar mudar de faixa ou fazer marcha à ré. De acordo com o Grupo Automotivo Easterns, a adição de recursos adicionais de segurança em veículos novos ocorre graças aos dados de colisão, classificações de segurança e avanços tecnológicos. Para garantir a máxima segurança ao escolher um carro, verifique as classificações de segurança do NHTSA e do IIHS e se o veículo atende aos critérios de segurança.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário