Curiosidades sobre o motor da nova Honda Hornet 750 2023
A Honda lançou, em meados do ano passado, sua mais nova motocicleta CB750 Hornet, que está gerando grande impacto no mercado. Isto se deve, em grande parte, à substituição do lendário motor de quatro cilindros da geração anterior por um novo motor completamente renovado.
Guia do Conteúdo
Hornet 750 2023: Curiosidades sobre o motor
Esse novo motor é um bicilíndrico paralelo de 755 cm³, com características técnicas semelhantes às da Africa Twin. O controle da potência é feito através da aceleração ride-by-wire de 46 mm de diâmetro e a caixa do filtro tem três entradas de ar.
As válvulas de admissão têm diâmetro de 35,5 mm e elevação de 9,3 mm, sendo acionadas diretamente pelos cames. Os escapamentos têm diâmetro de 29 mm e elevação de 8,2 mm e são controlados por balancins. As medidas do diâmetro e curso são 87 e 63,5 mm, respectivamente. A taxa de compressão é de 11:1 e os cilindros possuem um revestimento especial que melhora a suavidade.

A nova Honda CB750 Hornet inclui também dois eixos de balanceamento acionados diretamente pela engrenagem primária, além da bomba d’água alojada no cárter do lado esquerdo na frente dos cilindros. A embreagem é composta por discos com bandas de fricção dispostas de forma oblíqua em vez de radialmente, o que reduz o torque em até 30%.
Confira muito mais sobre a Hornet 2023
A nova CB750 Hornet atinge uma potência máxima declarada de 92 cv a 9.500 rpm e um torque máximo de 7,6 kgf.m a 7.250 rpm. A Honda desenvolveu uma solução patenteada para melhorar a eficiência do motor da CB750 Hornet: as entradas de ar laterais possuem uma forma particular que faz o ar entrar em rotação, aumentando a velocidade e densidade do fluxo. Isso contribui para um melhor desempenho geral da moto.
A Honda está apostando muito no novo motor da CB750 Hornet. Os motociclistas esperam ansiosamente por esta nova moto nas ruas, pois promete alto desempenho e eficiência, sendo uma grande aposta da Honda para o mercado de motocicletas esportivas.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
Honda acabou com uma lenda, um mito e está empurrando garganta abaixo esses motorzinhos 2 cilindros, tal qual os carros “modernos” de plástico com motorzinhos 3 cilindros de puchar água de cisterna! Que pena!!!