Curiosidades sobre o motor da nova Honda Hornet 750 2023

A Honda lançou, em meados do ano passado, sua mais nova motocicleta CB750 Hornet, que está gerando grande impacto no mercado. Isto se deve, em grande parte, à substituição do lendário motor de quatro cilindros da geração anterior por um novo motor completamente renovado.

Guia do Conteúdo

Hornet 750 2023: Curiosidades sobre o motor

Esse novo motor é um bicilíndrico paralelo de 755 cm³, com características técnicas semelhantes às da Africa Twin. O controle da potência é feito através da aceleração ride-by-wire de 46 mm de diâmetro e a caixa do filtro tem três entradas de ar.

As válvulas de admissão têm diâmetro de 35,5 mm e elevação de 9,3 mm, sendo acionadas diretamente pelos cames. Os escapamentos têm diâmetro de 29 mm e elevação de 8,2 mm e são controlados por balancins. As medidas do diâmetro e curso são 87 e 63,5 mm, respectivamente. A taxa de compressão é de 11:1 e os cilindros possuem um revestimento especial que melhora a suavidade.

Curiosidades sobre o motor da nova Honda Hornet 750 2023
Curiosidades sobre o motor da nova Honda Hornet 750 2023

A nova Honda CB750 Hornet inclui também dois eixos de balanceamento acionados diretamente pela engrenagem primária, além da bomba d’água alojada no cárter do lado esquerdo na frente dos cilindros. A embreagem é composta por discos com bandas de fricção dispostas de forma oblíqua em vez de radialmente, o que reduz o torque em até 30%.

Confira muito mais sobre a Hornet 2023

A nova CB750 Hornet atinge uma potência máxima declarada de 92 cv a 9.500 rpm e um torque máximo de 7,6 kgf.m a 7.250 rpm. A Honda desenvolveu uma solução patenteada para melhorar a eficiência do motor da CB750 Hornet: as entradas de ar laterais possuem uma forma particular que faz o ar entrar em rotação, aumentando a velocidade e densidade do fluxo. Isso contribui para um melhor desempenho geral da moto.

A Honda está apostando muito no novo motor da CB750 Hornet. Os motociclistas esperam ansiosamente por esta nova moto nas ruas, pois promete alto desempenho e eficiência, sendo uma grande aposta da Honda para o mercado de motocicletas esportivas.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Brasil atinge marca histórica nas vendas de motos antes do fim do ano

Faltando mais de um mês para o encerramento de 2025, o mercado brasileiro de motocicletas…

Gabriel Schmoller
Notícias Usados Volkswagen 1.4 TSI que surpreendem pelo custo-benefício

A popularização dos motores turbo no Brasil transformou o modo como o público avalia desempenho,…

Gabriel Schmoller
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
1 comentário
  • Responder

    Honda acabou com uma lenda, um mito e está empurrando garganta abaixo esses motorzinhos 2 cilindros, tal qual os carros “modernos” de plástico com motorzinhos 3 cilindros de puchar água de cisterna! Que pena!!!

Deixe seu comentário