Prefeitura de Curitiba compra 70 ônibus elétricos para o transporte público
A Prefeitura de Curitiba investirá R$ 200 milhões em recursos próprios para a compra dos primeiros 70 ônibus elétricos que farão parte da frota municipal. A iniciativa faz parte do Programa de Mobilidade Sustentável da cidade, que visa modernizar e eletrificar o transporte público.
Os novos veículos começarão a circular entre maio e junho de 2024, e 28 deles serão ônibus elétricos articulados para atender à linha Interbairros II, enquanto outros 42 modelos Padron (convencional) serão distribuídos pela Rede Integrada. Essa aquisição eleva o transporte público de Curitiba a outro patamar e fortalece a vocação da cidade como uma localidade humana e sustentável.
A prefeitura de Curitiba tem a meta de que, no médio prazo, até 2030, 33% da frota operem com emissão zero, chegando a 100% até 2050. No mês passado, testes técnicos com ônibus elétricos da BYD começaram a ser realizados na capital paranaense. O modelo articulado já está circulando pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste, mas ainda sem passageiros.

Guia do Conteúdo
Testes em curso
Os fabricantes desses veículos elétricos serão escolhidos com base nos testes em curso na cidade. As empresas Volvo, Mercedes, Eletra, Marcopolo, BYD e Higer já estão com oito ônibus homologados para testes até outubro. Eles serão avaliados de acordo com autonomia, segurança e conforto do passageiro.
O prefeito Rafael Greca destacou que a transição energética pela prefeitura de Curitiba é muito importante e outras capitais e cidades médias do país devem seguir esse exemplo. A oferta de transporte público deve ser cada vez melhor para reverter a perda de usuários do transporte individual. A mobilidade elétrica pode ser impulsionada pelo transporte público, e o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades, já que não emite CO2 e ruídos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
