Prefeitura de Curitiba compra 70 ônibus elétricos para o transporte público

A Prefeitura de Curitiba investirá R$ 200 milhões em recursos próprios para a compra dos primeiros 70 ônibus elétricos que farão parte da frota municipal. A iniciativa faz parte do Programa de Mobilidade Sustentável da cidade, que visa modernizar e eletrificar o transporte público.

Os novos veículos começarão a circular entre maio e junho de 2024, e 28 deles serão ônibus elétricos articulados para atender à linha Interbairros II, enquanto outros 42 modelos Padron (convencional) serão distribuídos pela Rede Integrada. Essa aquisição eleva o transporte público de Curitiba a outro patamar e fortalece a vocação da cidade como uma localidade humana e sustentável.

A prefeitura de Curitiba tem a meta de que, no médio prazo, até 2030, 33% da frota operem com emissão zero, chegando a 100% até 2050. No mês passado, testes técnicos com ônibus elétricos da BYD começaram a ser realizados na capital paranaense. O modelo articulado já está circulando pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste, mas ainda sem passageiros.

Prefeitura de Curitiba compra 70 ônibus elétricos para o transporte público
Prefeitura de Curitiba compra 70 ônibus elétricos para o transporte público

Guia do Conteúdo

Testes em curso

Os fabricantes desses veículos elétricos serão escolhidos com base nos testes em curso na cidade. As empresas Volvo, Mercedes, Eletra, Marcopolo, BYD e Higer já estão com oito ônibus homologados para testes até outubro. Eles serão avaliados de acordo com autonomia, segurança e conforto do passageiro.

O prefeito Rafael Greca destacou que a transição energética pela prefeitura de Curitiba é muito importante e outras capitais e cidades médias do país devem seguir esse exemplo. A oferta de transporte público deve ser cada vez melhor para reverter a perda de usuários do transporte individual. A mobilidade elétrica pode ser impulsionada pelo transporte público, e o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades, já que não emite CO2 e ruídos.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias 5 carros tão grandes que podem não caber na sua garagem

Comprar um carro novo é sempre motivo de empolgação, mas antes de fechar negócio é…

Gabriel Schmoller
Notícias SUVs de R$ 200 mil: BYD Song Pro ou Hyundai Creta? A resposta surpreende

O mercado automotivo brasileiro vive um momento de transformação. A chegada de marcas chinesas, como…

Gabriel Schmoller
Notícias Chegou no Brasil: o elétrico de 517 cv da Audi que vai virar referência

A Audi acaba de trazer ao Brasil o novo SQ6 Sportback e-Tron, um SUV-cupê elétrico…

Gabriel Schmoller
Notícias Caoa Chery Tiggo 7 2026: preços, novidades, ficha técnica e muito mais

O Caoa Chery Tiggo 7 2026 chega ao mercado brasileiro com importantes aprimoramentos, mantendo o…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Honda HR-V híbrido flex promete revolucionar o mercado brasileiro em 2028

A Honda prepara uma virada histórica em sua presença no Brasil. O tão aguardado HR-V…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário