Trator MIlle: veja a customização que juntou uma máquina agrícola e o Fiat Uno
O TratorUno, um trator criado com a carcaça do Fiat Uno Mille, é o mais novo lançamento da série “Agora a Nasa Vem”. Com sua aparência inusitada, o veículo é mais robusto do que os SUVs do mercado e mais off-road do que os 4x4s, além de ter capacidade para levar mais carga do que as picapes e acelerar mais do que qualquer Ferrari ou Lamborghini (desde que venha com a escada no teto).
No entanto, para circular em vias públicas, o TratorUno precisa seguir as leis e regulamentações estabelecidas. De acordo com Marco Fabrício Vieira, advogado e membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o trator deve seguir a resolução 587 do Contran e ser registrado no cadastro específico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Além disso, o condutor precisa ser habilitado nas categorias C, D ou E, de acordo com o Art. 144 do CTB (Código Brasileiro de Trânsito). O registro único em cadastro específico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é gratuito e não gera taxas de licenciamento ou IPVA. No entanto, a falta do documento pode acarretar multa gravíssima de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH do proprietário e remoção do veículo.
É importante ressaltar que qualquer alteração nas características originais do veículo deve ser autorizada previamente pelo Detran, conforme o artigo 98 do CTB. Conduzir veículo com característica alterada é infração de natureza grave prevista no artigo 230, VII do CTB, que acarreta multa no valor de R$ 195,23 e medida administrativa de remoção.
Em suma, o TratorUno é uma inovação no mercado de tratores, mas para circular em vias públicas, é necessário seguir as leis e regulamentações estabelecidas, mantendo toda a documentação em dia para evitar multas e problemas com a fiscalização.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!